SUBSÍDIOS ÀS INSTITUIÇÕES DE ACÇÃO SOCIAL ULTRAPASSA 80 000€. NOVOS EQUIPAMENTOS EM CONSTRUÇÃO

terça, 28 de julho 2009

Da avaliação dos Planos de Actividades, visitas às sedes e locais onde decorrem as actividades e avaliação da participação em parcerias que envolvem a Câmara Municipal, nas quais tem lugar de destaque a Rede Social, resultou a atribuição de subsídios para o ano de 2009 às Instituições de Acção Social. Procurou-se valorar os apoios em função do número de utentes de cada Instituição com valências nas áreas de Infância (ATL, creches e jardins), idosos (centros de dia/convívio, lares, apoio domiciliário), reabilitação e actividade social/assistencial.

As verbas respeitantes ao subsídio de capital contemplam os contratos-programa assinados em 2003 com a Associação da Quinta do Resende, a Associação Vida Nova Lar de Idosos e a Fundação Benjamim Dias Costa, como comparticipação a equipamentos de âmbito social considerados fundamentais, sendo este ano atribuída a última tranche dos referidos contratos-programa. Contemplam ainda o apoio à Associação de Solidariedade Estarrejense, para intervenções em habitações degradadas em famílias de grande carência social e económica (excluídas as intervenções na Urbanização da Teixugueira), em articulação com a Câmara Municipal, complementando a acção do Programa “Casa Melhor” .

Assim, a Câmara Municipal de Estarreja, também em reconhecimento pelo papel inestimável e decisivo de dirigentes, associados e amigos destas Colectividades, deliberou por unanimidade as comparticipações a seguir indicadas:

Associação Portuguesa de Deficientes – Núcleo de Estarreja: Subsídio Corrente – 850,00€;

ASE – Associação de Solidariedade Estarrejense: Subsídio Corrente – 1.500,00€; Subsídio de Capital – 15.000,00€;

Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã: Subsídio Corrente – 1000,00€;

Associação Humanitária de Salreu: Subsídio Corrente – 2.000,00€;

Associação da Quinta do Rezende: Subsídio Corrente – 1.960,00€; Subsídio de Capital – 20.825,00€*;

Associação Vida Nova Lar de Idosos: Subsídio Corrente – 1.900,00€; Subsídio de Capital - 7.244,47€*;

Caritas de Beduído: Subsídio Corrente – 600,00€;

Caritas de Pardilhó: Subsídio Corrente – 600,00€;

Caritas de Veiros: Subsídio Corrente – 600,00€;

Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó: Subsídio Corrente – 4.192,00€;

Centro Paroquial e Social de Sta. Marinha de Avanca: Subsídio Corrente – 5.032,00€;

Centro Paroquial e Social de S. Miguel de Fermelã: Subsídio Corrente – 2.224.00€;

Centro Paroquial e Social de S. Tomé de Canelas: Subsídio Corrente – 2.440,00€;

Centro Social de Apoio a Toxicodependentes Convívios Fraternos II: Subsídio Corrente – 1.975,00€;

CERCIESTA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Estarreja: Subsídio Corrente – 4.500,00€;

Conferência Vicentina de Avanca: Subsídio Corrente – 600,00€;

Conferência Vicentina de Beduído: Subsídio Corrente – 600,00€;

Conferência Vicentina de Canelas: Subsídio Corrente – 600,00€;

Conferência Vicentina de Fermelã: Subsídio Corrente – 600,00€;

Conferência Vicentina de Salreu: Subsídio Corrente – 600,00€;

Fundação Benjamim Dias Costa: Subsídio Corrente – 2.000,00€; Subsídio de Capital – 16.957,35€*;

Núcleo da Cruz Vermelha de Estarreja: Subsídio Corrente – 600,00€;

Santa Casa da Misericórdia de Estarreja: Subsídio Corrente – 4.500,00€.

* - Valores resultantes nos Contratos-programa celebrados em 2003.

NOVOS EQUIPAMENTOS EM CONSTRUÇÃO

Entretanto iniciaram-se as obras das candidaturas da Associação Humanitária de Salreu (Alargamento do Lar de Idosos), Associação de Solidariedade Social – Filantrópica Veirense (construção do Centro de Dia e Apoio Domiciliário) e Fundação Cónego Filipe de Figueiredo (Construção de Creche e Lar de Idosos) ao Programa de Alargamento de Equipamentos Sociais (PARES).

A construção dos referidos equipamentos, que foram objecto de parecer favorável da Rede Social de Estarreja, de acordo com o Plano de Desenvolvimento do Concelho, vão ter o apoio financeiro da Câmara Municipal de Estarreja, cujos termos em breve serão aprovados.