638 mil € para as colectividades

quarta, 26 de agosto 2009

61 Colectividades das áreas da cultura e desporto são apoiadas pela Câmara Municipal de Estarreja com um montante global de 638.628,38€. As comparticipações são atribuídas de acordo com princípios específicos e claramente definidos, no âmbito dos Programas de Apoio ao Desporto e à Cultura, PADE e do PACE, respectivamente, para que, com transparência, rigor e equidade, se apoiem as associações na prossecução dos seus objectivos.

DESPORTO

20 Colectividades desportivas recebem um apoio total de 424.322,15 €. O PADE – Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo valoriza a formação e o número de atletas envolvidos, a realização de eventos e a criação/melhoria das infra-estruturas.

Nos subsídios de capital destacam-se as comparticipações destinadas à ACADOF (53.730 €), Atlética de Avanca (29.949,00€), Saavedra Guedes (31.027,96 €), Arsenal de Canelas (17.169,77€), Associação Desportiva de Santiais (12.406,00€) e CDE (28.735,76€). A Associação de Moradores da Urbanização da Póvoa de Baixo – Futsal Clube receberá apoio para a aquisição de uma viatura. O PADE prevê um limite máximo de 15.000 € para esse fim, contribuindo para que as colectividades possuam viaturas para transporte dos seus atletas.

CULTURA

Na área cultural, 41 candidaturas ao PACE – Programa de Apoio aos Agentes Culturais são contempladas com 214.306,23 €. A vida cultural do Concelho é, em grande medida, fruto do empenho e das concretizações das Colectividades, do voluntariado e abnegação dos seus dirigentes e associados. Os Planos de Actividades da generalidade das Colectividades são, regra geral, mais ricos em apostas de animação, imperando critérios de rigor e de qualidade das acções propostas, e revelam a consolidação dos projectos de formação.

A preocupação com as condições das instalações é contemplada, assumindo a importância das mesmas para o desenvolvimento das actividades, nomeadamente das escolas de formação musical, o que exige um aumento das comparticipações de capital, assumido pela Câmara Municipal, reconhecendo o trabalho das Colectividades e estimulando a sua dinâmica cultural. A Banda Visconde de Salreu,  Club Pardilhoense e a Bingre Canelense são contempladas com verbas para a recuperação das respectivas sedes.