PROGRAMA MUNICIPAL DE BOLSAS DE ESTÁGIO

5 Jovens serão contemplados

quarta, 26 de agosto 2009

No início deste mês, a Câmara abriu a fase de candidaturas ao abrigo do Programa Municipal de Bolsas de Estágio. Aumentando as respostas sociais e correspondendo a necessidades de experiências profissionais para Jovens, dos 18 aos 30 anos, a autarquia lançou este ano a primeira edição do programa, atribuindo 5 bolsas de estágio. Este programa tem a finalidade de contribuir para a integração dos jovens desempregados do Município no mercado de trabalho, através da sua participação em projectos de formação prática em contexto de trabalho, que complementem a sua qualificação.

Com este inovador programa o Município assume um papel maior na criação de oportunidades e pretende, sobretudo face às dificuldades que hoje se sentem, contribuir prioritariamente para a integração dos jovens desempregados ou à procura do primeiro emprego no mercado de trabalho.

O prazo de candidaturas decorreu no período de 1 a 16 de Agosto, estando-se numa fase de análise e selecção das mesmas. A duração do estágio é de 12 meses, iniciando-se a 1 de Outubro.

O programa destina-se a jovens titulares de Cursos de Especialização Tecnológica, bacharelato, licenciatura ou habilitação superior (nível IV e V), ou detentores de comprovada aptidão profissional (nível III) e que se encontrem à procura de primeiro emprego ou sejam desempregados à procura de novo emprego. Os estagiários têm direito a uma bolsa de formação consoante as suas habilitações: 650,00€ (nível IV e V) ou 450,00€ (nível III).

Este ano, os estagiários desenvolverão as suas actividades nos projectos/áreas abaixo indicadas, de acordo com as habilitações mínimas a seguir mencionadas:

- Equipa de Intervenção Precoce, Equipa Multidisciplinar, Avaliações Psicológicas nas Escolas e Comissão de Protecção de Crianças e
Jovens de Estarreja – Licenciatura em Psicologia Clínica;

- Pólo de Avanca da Biblioteca Municipal e Casa Museu Egas Moniz – Licenciatura em Animação Sócio-Cultural;

- Bioria/Estação Viva – Curso Profissional de Técnico de Turismo;

- Higiene e Segurança no Trabalho – Curso Profissional de Técnico em Higiene e Segurança no Trabalho;

- Design e Tecnologias da Informação e Comunicação – Licenciatura em Tecnologias de Informação e Comunicação e Multimédia.