FESTARREJA 09: ANA FREE e X-WIFE no cartaz da edição deste ano

sexta, 18 de setembro 2009

O FESTARREJA – Festa da Juventude de Estarreja, promovido pela Câmara Municipal, tem início este sábado, dia 19. Concertos com Ana Free, X-Wife e bandas locais, workshops de fotografia, festival de samba, torneio de paintball, passeio em kayak pelas Ribeiras de Veiros são as actividades que a Câmara Municipal propõe para estes dias.

Ana Free, o mais recente fenómeno musical português, vai estar em Estarreja na abertura do evento, na Tenda da Festa instalada no Parque Municipal do Antuã. A noite de 25 de Setembro será preenchida com os concertos de duas bandas da região – Governo Sombra (Hip Hop/Rap) e NAD (Hip hop/ Rock); dos Kumpania Algazarra (world/étnico/popular/ folclore) e, a fechar, dos X-Wife (Indie /Rock), um dos grupos mais modernos no campo electro-rock made in Portugal, como revela o tema “On The Radio”.

O 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, no dia 26, é uma das novidades deste FESTARREJA, com o objectivo de dar a conhecer aos jovens o património natural concelhio. Nesse sábado à noite, a partir das 21h30, 8º Festival de Samba de Estarreja, da Escola de Samba Vai Quem Quer, encerra o evento.


PROGRAMA

19 Setembro

Casa Museu Egas Moniz
14h-18h Torneio de Paintball (equipas de 5 elementos)
 [Inscrição Gratuita (nova recarga de 100 Bolas = 6€) no Gabinete de Desporto da CME até ao dia 16 de Setembro]

Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h45 Música ambiente e spot do evento em loop
22h20 Quem é o Bob
23h40 ANA FREE 


25 Setembro

Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h30 Música ambiente e spot do evento em loop
21h50 Banda Local | Governo Sombra (Hip Hop/Rap)
22h30 Banda Local | NAD (Hip hop/ Rock)
23h00 Kumpania Algazarra (world/étnico/popular/ folclore)
00h15 X-Wife (Indie /Rock)


26 Setembro

Ribeira de Veiros
09h30 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros
 [Inscrição: 5€ (Oferta de t-shirt e Almoço volante) no Gabinete de Desporto da CME e Junta de Freguesia de Veiros até ao dia 23 de Setembro]

Tenda (Parque Municipal do Antuã )
21h30 7º Festival de Samba de Estarreja (org. Escola de Samba Vai Quem Quer)

Workshops Fotografia de Natureza – BIORIA, por João Vidal Lemos, fotógrafo
Tendo como base de exploração as paisagens do Baixo Vouga Lagunar, este workshop abordará técnicas e métodos da fotografia em ambiente natural. Durante o workshop serão abordadas questões técnicas e práticas fundamentais na Fotografia de Natureza: máquinas mais adequadas, objectivas, acessórios, conjugação de abertura e tempo de exposição, análise fotométrica, composição de imagem, comportamento do fotógrafo em meio natural, entre outras. A abordagem será sobretudo prática e de campo, os percursos do Bioria serão o principal local de trabalho. A parte teórica será feita durante as visitas aos percursos, com casos práticos sempre que possível. Deste workshop resultará uma exposição colectiva com as melhores imagens, no Centro de Interpretação Ambiental.

1º Workshop – Dias 19,21 e 22 de Setembro
2º Workshop – Dias 24, 25 e 26 de Setembro
Horário: 17h – 20h
Inscrição gratuita em festarreja@cm-estarreja.pt – Até 16 de Setembro
 

 

CONCERTOS – Sinopses

19 SETEMBRO – SÁBADO

Ana Free 
www.myspace.com/anafreemusic

Quem não conhece o mais recente fenómeno musical português?
Nº 1 do top português no ITunes
Mais de 8 milhões de visitas aos seus vídeos

Ana Free nasceu em Portugal e está radicada no Reino Unido. Começou a dar que falar através do Youtube, Em menos de 1 ano os seus vídeos já contavam mais de seiscentas mil visualizações. “In My Place!”, o seu primeiro single, é um dos temas mais rodados nas rádios nacionais portuguesas. Basta ligar a rádio (Antena 3, Rádio Comercial, RFM, Best Rock entre outras), a televisão (campanha Zon TV, entrevistas, reportagens especiais) ou o computador e ficamos a conhecer Ana Free! Aos 21 anos de idade, esta compositora, letrista, instrumentista e cantora é um fenómeno a nível internacional. Ao vivo, Ana Free já comprovou todo o seu talento, numa agenda recheada de espectáculos.

Quem é o Bob? 
http://quemeobob.hi5.com

Surgiram em 2005 para homenagear/prestar tributo ao grande mito do reggae, Bob Marley. Centenas de Concertos de Norte a Sul do país. Semanas Académicas de Bragança ao Algarve, Concentração Motard de Beja e Góis, Crato, Praia da Vitória, Festival da Vidigueira,  são alguns dos grandes palcos por onde passaram. São 90 minutos de puro Reggae, tocado ao vivo na companhia de grandes músicos, com a voz inconfundível de Pedro "Fubu". Todos os temas emblemáticos de Bob Marley para ouvir neste concerto com o espírito e sonoridade da sua banda, os Wailers. Um espectáculo único a não perder! “Tá-se bem” …


25 SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

Governo Sombra 
www.myspace.com/governosombra

Desiludidos com o panorama musical e social em que o pais se encontrava, Kron, Mohad Sabre, Dom Rubirosa e LTerrible resolveram romper com todos os padrões de subsidio-dependência e criar a plataforma da qual poderiam lançar e gerir todo um programa de governação e sustentabilidade do seu modo de vida, nascendo assim e quase espontaneamente o nome e a filosofia do Governo Sombra. Tiveram a sua estreia discográfica na primeira mixtape da editora Gov Som, subintitulada "Politicamente Incorrectos, reunindo colaborações de artistas Portugueses, Espanhóis, Ingleses e Jamaicanos num projecto totalmente independente, de onde saiu a faixa “Mais Uma Bomba”, cujo o videoclip foi o décimo terceiro mais votado pelos telespectadores da MTV no ano de 2008, tendo atingido o 5º Lugar da MTV Hitlist numa das 14 semanas em que se manteve nessa lista.

Em 2009 lançam o primeiro álbum intitulado “Produto Interno Bruto”, revela um Governo Sombra mais introspectivo e determinado a ser eleito representante de uma juventude disposta a mudar a tendência negativa da actualidade… É Rap, é Hip-Hop, Old School!
 
N.A.D
www.myspace.com/nadonline

Banda de Hip-Hop/ Rock Alternativo em Português constituída por dois MC’s, guitarrista, baixista e DJ que tem feito um percurso bastante estável, com crescimento sustentado e com resultados muito felizes: vários concertos MTV, Red Bull e “FLOW FEST”, o melhor festival de hip hop português, nessa edição com o Sam the Kid e o SP Wilson e Sir Scratch, concerto no Sapo Challenge da RTP, 3 concertos no evento nacional Encontro Cidade da Malta, banda revelação “Microsoft” em 2005, 2 edições consecutivas na “Feira de Março”, Aveiro (Rossio), Semana da Juventude, QUEIMA DAS FITAS em Coimbra, recepção aos caloiros no ISEC também em Coimbra, entre muitos outros... Receberam ainda o prémio de Melhor Artista Aveirense atribuído pela rádio Aveiro FM e Jornal Diário de Aveiro e foram finalistas dos concursos “Saca Talentos” do Cotonete, MYCORNETTO auditions, Starcast, - Hip Hop Pobreza Stop - ( RTP, Antena 3, Correio da Manhã, Filos). N.A.D. Em movimento!!..

 

Kumpania Algazarra
www.myspace.com/kumpaniaalgazarra

Apresentam-se em palco prontos a desinibir o público e fazer vibram o chão que pisamos. A originalidade na fusão, a energia das letras, o suporte instrumental e as melodias vibrantes contribuem para que os seus espectáculos sejam momentos memoráveis de celebração. Liberdade é uma atitude! No baú das influências vamos encontrar as mais diversas sonoridades musicais: furor balcânico, deambulações árabes, calores latinos e requintes de afro-beat, explosões de turbofolk e ska. O resultado é um concentrado energético  e contagiante, obtido através de um processo de fusão original. Música nómada, multilinguística e  universal… É Feestaaa!!!


X-Wife 
www.myspace.com/xwiferocks

Depois de uma estreia marcante com “Feeding the Machine” e da confirmação de todo o seu potencial com “Side Effects”, os X-Wife editaram aquele que foi um dos melhores registos de 2008: “Are You Ready For The Blackout?”. O terceiro álbum de originais dos X-Wife foi gravado, misturado e masterizado por Zé Nando Pimenta (o mesmo de “Side Effects”), que também assina a produção em parceria com a banda, e confirma, em definitivo, os X-Wife como um dos grupos mais modernos da cena electro-rock made in Portugal. Uns X-Wife cada vez mais sintonizados com o que melhor se faz à escala planetária, e com um domínio absoluto da sua linguagem, cada vez mais madura e autónoma. Prova disso são as suas actuações pelos 4 cantos do mundo, muito elogiadas pelo público e imprensa estrangeira… Este ano foram uma das bandas convidadas do prestigiado festival Sudoeste. Um espectáculo “Electrizante”!