BioRia: Percurso à noite permitiu observar espécies

terça, 15 de setembro 2009

Cerca de 40 visitantes participaram na actividade "Uma Experiência de História Natural… pela Noite", promovida pelo BioRia. A jornada realizada na última sexta-feira à noite surpreendeu os participantes que assim contactaram com as espécies noctívagas, nomeadamente borboletas, morcegos e aves de rapina, ao longo do Percurso de Salreu, no Baixo Vouga Lagunar.

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do BioRia, localizado junto ao Esteiro de Salreu, foi o ponto de encontro onde se fez uma abordagem às características e curiosidades das espécies.

Após a explicação e já com pés a caminho para três horas de percurso de Salreu foram sendo discutidos vários aspectos da Biodiversidade e Ecossistemas. O grupo conseguiu observar várias borboletas nocturnas, com recurso a uma estrutura montado no Percurso, e encontrar morcegos, com um aparelho que detectava os sons emitidos e os reproduzia numa frequência audível.

Outra acção passou pela reprodução de cantos de aves de rapina para que se conseguisse obter uma reacção das aves. O morcego galego e a coruja das torres corresponderam ao desafio com os seus sons característicos.

São já visíveis as obras que estão a decorrer junto ao CIA, nomeadamente a colocação de estrados que permitirá novas valências ao edifício, como seja a criação de um auditório ao ar livre.

Entretanto, o projecto BioRia estará em destaque no programa "Luz Verde" que será emitido no canal AXN, esta quarta-feira, dia 16, pelas 17h51, e no canal Sony Entertainment, na quinta-feira, dia 17, pelas 04h09. A reportagem foi realizada em Junho no Percurso de Salreu do BioRia, onde foi feita uma apresentação do projecto e filmagens no Percurso.