FESTARREJA: Novas actividades conquistam os jovens

quarta, 23 de setembro 2009

O Torneio de Paintball e o 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros tiveram uma adesão muito positiva dos jovens. Esta semana vai decorrer também o Workshop de Fotografia de Natureza – BioRia.

Estão completamente esgotadas as inscrições para o 1º Passeio BioRia em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, uma das novidades deste FESTARREJA que vai acontecer na manhã de sábado, dia 26, com concentração marcada para as 9h30. A iniciativa conjunta da Câmara e da Junta de Freguesia tem o objectivo de dar a conhecer aos jovens o património natural concelhio. 130 pessoas vão participar nesta aventura pelas Ribeiras de Veiros, numa adesão que superou as expectativas da organização.

No último sábado, 50 jovens participaram no Torneio de Paintball, na Quinta do Marinheiro, Casa-Museu Egas Moniz. O jogo simulou a batalha entre equipas que se empenharam nas tácticas de guerra, com vista a eliminar o inimigo. Neste combate não se correm riscos e o máximo que pode acontecer aos soldados foi serem atingidos com balas de tinta. Uma tarde divertida para os participantes.

Durante esta semana, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro, entre as 17h e as 20h, decorre o workshop sobre Fotografia de Natureza – BioRia, orientado pelo jovem fotógrafo estarrejense João Vidal Lemos, com a participação de 13 jovens.

Tendo como base de exploração as paisagens do Baixo Vouga Lagunar, este workshop abordará técnicas e métodos da fotografia em ambiente natural. Durante o workshop serão abordadas questões técnicas e práticas fundamentais na Fotografia de Natureza: máquinas mais adequadas, objectivas, acessórios, conjugação de abertura e tempo de exposição, análise fotométrica, composição de imagem, comportamento do fotógrafo em meio natural, entre outras. A abordagem será sobretudo prática e de campo, os percursos do Bioria serão o principal local de trabalho. Deste workshop resultará uma exposição colectiva com as melhores imagens, no Centro de Interpretação Ambiental.

O FESTARREJA – Festa da Juventude de Estarreja, promovido pela Câmara Municipal, teve início no último sábado. Os concertos de Quem é o Bob e Ana Free encheram a Tenda da Festa, no Parque Municipal do Antuã. O espaço recebe mais concertos na sexta-feira com Governo Sombra (Hip Hop/Rap), NAD (Hip hop/ Rock), Kumpania Algazarra (world/étnico/popular/ folclore) e os X-Wife (Indie /Rock), um dos grupos mais modernos no campo electro-rock made in Portugal, como revela o tema “On The Radio”. No sábado à noite, a partir das 21h30, o 7º Festival de Samba de Estarreja, da Escola de Samba Vai Quem Quer, encerra o evento. 6 escolas de samba actuarão no palco do FESTARREJA. As entradas são livres.