PADE garante melhores instalações desportivas

quinta, 24 de setembro 2009

A nova Bancada do Campo nº 2 do Complexo Desportivo da Associação Atlética de Avanca é uma das melhorias efectuadas com o apoio do PADE, programa municipal de apoio ao associativismo desportivo. É nesta estrutura que as camadas de formação realizam os seus jogos e treinos. Este foi mais um passo para o desenvolvimento do projecto global do Complexo da Atlética. Outras obras desta colectividade são apoiadas pelo PADE 2009, nomeadamente a reparação do campo de futebol de 11 e o arranjo do espaço envolvente à cantina da Atlética. 

A rentabilização das instalações desportivas é uma das políticas do programa da Câmara. No caso da Atlética, assim como do CDE, estes clubes apoiam as equipas do Santiais e do CCD Salreu, possibilitando-lhes a utilização dos seus campos de futebol. O Clube Desportivo de Estarreja tem este ano em projecto uma intervenção na sede social para criação de salas de estudo para os atletas, uma área bastante valorizada pelo PADE. A autarquia vai ainda apoiar na íntegra a iluminação do campo sintético, articulando com as obras de alargamento da Rua Dr. Tavares da Silva.

Em termos de infra-estruturas, reveste-se de elevada importância a construção de instalações desportivas em Fermelã. Por isso a forte aposta da Câmara ao conceder apoio à ACADOF para a execução de um equipamento desportivo no centro da freguesia, permitindo que Fermelã tenha condições cobertas para a prática regular de desporto. Este projecto transita do ano anterior, uma vez que por questões de licenciamento administrativo, a ACADOF não pode iniciar a construção. 

Em Canelas, o município continua a apoiar as obras no Pavilhão do Arsenal, nomeadamente nos sanitários e balneários. A Associação Arsenal de Canelas pretende ainda avançar para a substituição da cobertura do pavilhão, sendo que o apoio municipal será ponderado após a angariação de outros determinantes apoios. Esta colectividade movimenta, só no andebol, 160 atletas. A autarquia continua a apoiar o desenvolvimento do projecto especial “Arsenal em Movimento”, sendo a avaliação global muito positiva. De destacar a nova sala de estudo onde os atletas mais necessitados recebem explicações.    

A Associação Saavedra Guedes, de Pardilhó, é mais um exemplo de forte dinâmica. A colectividade regista mais de 200 praticantes nas modalidades de andebol, canoagem e futsal. As condições para os atletas irão melhorar com as obras previstas ao nível do melhoramento das instalações, destacando-se a instalação de painel de aquecimento solar, para o aquecimento de águas. O município procedeu ao arranjo exterior do Clube e do Pavilhão, ordenando o espaço para estacionamento e espaços verdes. 

Também em Veiros, depois do apoio significativo do ano anterior, o Clube Cultural e Desportivo vai continuar a melhorar as suas instalações, com o apoio municipal. A colectividade pretende adquirir equipamento de ionização, para equipar o posto médico de apoio a atletas.

Depois da Câmara Municipal ter cedido o edifício da antiga Escola do Barreiro de Além à Associação Desportiva de Santiais e de ali ter instalado um campo polidesportivo, estão previstas obras de beneficiação do espaço.
20 Colectividades desportivas recebem um apoio total de 424.322,15 €. O PADE – Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo valoriza a formação e o número de atletas envolvidos, a realização de eventos e a criação/melhoria das infra-estruturas.

A formação desportiva e o número de atletas que as colectividades apoiam são indispensáveis para a concessão dos subsídios. Tem-se vindo a denotar uma grande dinâmica desportiva em todo o concelho e o PADE vem contemplar quem trabalha, essencialmente na formação desportiva, onde a autarquia tem responsabilidades acrescidas. O PADE tem vindo a estimular a educação para o desporto nas classes etárias mais jovens e a criação de infra-estruturas desportivas de qualidade.