Antigo Colégio vai ser um espaço dinâmico

Gabinete de Inserção Profissional já está a funcionar

sexta, 25 de setembro 2009

"Um recurso dinâmico para a comunidade”, afirmou o vereador João Alegria, na qualidade de Presidente da DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja, referindo-se ao GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja, que ontem abriu ao público. A sessão marcou ainda a remodelação do Antigo Colégio. Para além do GIP, o edifício vai também acolher a Incubadora de Empresas de Estarreja/GrupUNAVE.

O GIP é uma unidade de apoio aos Jovens e aos desempregados, que pretende reforçar a intervenção do centro de emprego. O projecto é desenvolvido pela DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja (Câmara Municipal e SEMA – Associação Empresarial) em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Tem o objectivo de promover a procura activa de emprego ou encaminhando para programas de qualificação. “Apoiar os desempregados com um atendimento personalizado e estabelecer parcerias estreitas com empresas e centros de formação” são linhas mestras do GIP de Estarreja, referiu João Alegria.

Presente na sessão, António Marques, Director do Centro de Emprego de Aveiro, felicitou o parceiro Câmara de Estarreja e acredita que o GIP vai “resolver situações de desemprego no concelho. Esta é uma parceria necessária e útil para que as pessoas encontrem neste espaço uma solução”. O GIP vai funcionar às segundas, quartas e sextas, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

Satisfeito com este projecto estava o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, por esta ser “uma parceria activa para ajudar os jovens e adultos desempregados, ficando o Município mais capaz para responder às necessidades sociais”. Pretende-se uma relação activa com o mundo do trabalho. “Propositadamente juntámos aqui muitas empresas e a representação da comunidade através do PACOPAR e Escolas. O nosso Gabinete de Inserção vai ajudar muitas pessoas, aquelas que mais precisam de ajuda e orientação, sobretudo nestes tempos que correm”, afirmou o autarca.

Remodelação do Antigo Colégio custou mais de 240 mil €

José Eduardo de Matos assinalou a remodelação do Edifício do Antigo Colégio, num investimento superior a 240 mil euros do Município de Estarreja, para que aquele local de tantas memórias “tenha um futuro enriquecedor para o município”. O espaço irá acolher também a Incubadora de Empresas de Estarreja/GrupUNAVE, um projecto levado a cabo pela Câmara Municipal em parceria com a Universidade de Aveiro,  que pretende ser um ninho para a criação de empresas e desenvolvimento de projectos. “Vai permitir que quem se queira lançar no mundo empresarial comece aqui, incube as ideias e depois parta para a aventura empresarial com a sua ideia consolidada. É esse apoio inicial que queremos dar”.

O autarca referiu que este é “um complemento de resposta que já damos no Eco-Parque Empresarial. Estarreja é um bom exemplo de recuperação económica, quer pelo Pólo Químico, quer pelo Eco-Parque”.

A ala média do Antigo Colégio vai ser o denominado “Colégio das Colectividades”, albergando associações locais, e a zona norte, onde está o Ginásio em recuperação, vai constituir uma área desportiva.

Cidade ganha novo espaço verde

Em curso está o arranjo exterior, numa intervenção estimada em 50 mil €. Compreende a criação de um novo jardim, a instalação de um ecoponto, uma praceta e iluminação. O jardim resulta do recuo do muro do Antigo Colégio, propositadamente criando um novo espaço verde naquele miolo urbano da cidade, que ganha assim qualidade urbana e um agradável ponto de encontro dos cidadãos.