Nova Piscina é uma referência em eco-eficiência: Equipamento abre em 2010

sexta, 02 de outubro 2009

O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, visitou as obras em curso do Complexo Municipal de Piscinas de Estarreja, na Arrotinha. A visita de trabalho serviu para se fazer o ponto de situação da empreitada pelos técnicos da autarquia e da empresa construtora, cujo prazo de execução de um ano terminou em Setembro.

De acordo com director da obra, da empresa Patrícios, as adaptações da empreitada aos princípios da eco-eficiência e os novos métodos aplicados numa obra desta dimensão acabaram por protelar a obra, dadas as especificidades implícitas. Um esforço que será compensado pelos ganhos energéticos naquela que será uma Piscina de referência a nível nacional.

“A coordenação de todos os projectos de acordo com os princípios da eco-eficiência custou algum tempo a adaptar, por isso demoramos um pouco mais, derivado a esse complexo processo que aplicámos nesta obra que queremos que seja um obra de referência não só em Estarreja”, explicou Paulo Oliveira, director da obra.

Esta será a “primeira piscina a nível nacional com estes métodos energéticos”, nomeadamente ao nível da “cobertura para as águas, aproveitamento de águas pluviais, tratamento das águas residuais, isolamento térmico e acústico”. Em termos térmicos por exemplo duas camadas na fachada darão um isolamento espectacular à piscina, explicou o técnico.

Trata-se de uma “série de medidas que tomamos e demoraram a executar mas que no final permitirá ter uma eficiência energética muito boa”, concluiu Paulo Oliveira que se mostra completamente satisfeito, em nome da equipa, por fazer parte deste projecto inovador e “por ter contribuído para que a obra seja uma referência para todos”.

Em termos práticos, a nova Piscina apresentará uma poupança em energia (térmica e eléctrica) de 800 MWh/ano; uma diminuição da emissão de 136 toneladas CO2/ano; e uma poupança em água de 27.411 m3/ano. Ou seja, menos 47% no consumo de energia, menos 50 % no consumo de água e menos 30 % de emissões CO2.

O equipamento abrirá no primeiro trimestre de 2010. O investimento de 3,4 milhões € será comparticipado pelos fundos europeus (QREN 2007/2013) em 1,8 milhões €.

O moderno equipamento representa um salto significativo, oferecendo condições excepcionais para a prática desportiva e de lazer. Um projecto que recorre às mais inovadoras tecnologias, por exemplo no que diz respeito ao tratamento de água. O novo equipamento dará resposta aos problemas existentes na actual Piscina Maria de Lurdes Breu, em funcionamento desde 1986, que apresenta uma série de lacunas a nível técnico e implica custos de manutenção elevados. O plano de água aumentará de 387,5 para 630 m2. O tanque principal terá 8 pistas. A actual piscina é servida com 6 pistas.

Além do mais, o complexo está a requalificar um espaço subaproveitado, localizado no centro da cidade, contribuindo para a valorização urbana da zona onde se situam o Estádio do CDE e a Escola Secundária, servida pela Rua Dr. Tavares da Silva, que irá sofrer obras.

Características do Complexo
. Piscina com tanque de 25 m (8 pistas) e tanque de aprendizagem