Chave de Honra do Município a Washington Dantas

terça, 06 de outubro 2009

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco da Sessão de Entrega da Chave da Honra do Município ao Eng. Washington Dantas Ribeiro e do Prémio Prof. Dr. Manuel Andrade ao jurista Paulo Jorge Gomes, no último domingo.

A Chave de Honra do Município foi atribuída a Washington Dantas, Director-geral da DOW Portugal, pelo seu decisivo empenho numa nova cultura empresarial de Actuação Responsável e no recente investimento/expansão do Complexo Químico de Estarreja. O engenheiro, natural do Brasil, assumiu em 2001 as funções de Director Geral da fábrica de MDI de Estarreja.

Numa altura em que está a cessar funções em Estarreja, Washington Dantas viveu um dos dias mais emocionantes da sua vida. “Quando entregamos a chave da nossa casa, é porque confiamos nessa pessoa. É porque me consideram um estarrejense”, disse. Em 2001 “essa cidade me acolheu de braços abertos”.

O director da Dow viu-se confrontado com a possibilidade de fecho da fábrica e “custava imaginar cento e tal pessoas no desemprego, além de que seria devastador para a economia local”. Era necessária uma estratégia para o Complexo Químico. Definindo-se como um homem de coragem que luta até ao fim, contou que procurou em primeiro lugar “provar que a fábrica de Estarreja era viável”, conversando à mesa com os parceiros comerciais e “com a ajuda da Câmara Municipal para que fosse possível preservar os empregos e criar mais alguns. Vencemos!”, exclamou referindo-se ao recente investimento de 250 milhões de euros no complexo químico pelas empresas Dow, CUF e Air Liquide.

O brasileiro tem “notado profundas mudanças em Estarreja nos últimos anos: um Eco-Parque Empresarial exemplar e com condições fantásticas; os Bombeiros Voluntários antes localizados num local não muito apropriado hoje têm uma sede digna; o Hospital parecia que ia fechar, afinal vamos ganhar um novo; os acessos invejáveis de Estarreja; uma cidade cada vez mais humana, com áreas verdes, escolas melhores, com cursos de formação profissionais e novas oportunidades; instituições sociais como a CERCI, Santa Casa, Lares de 3ª Idade e ASE; o BioRia”.

Washington Dantas diz que é “testemunha das transformações e orgulho-me de fazer parte destas transformações”. Como membro do PACOPAR, que reúne 21 representantes das empresas químicas e comunidade, garantiu que “a estratégia para os próximos anos vai tornar Estarreja ainda melhor. Queremos ser úteis”.

O proponente da homenagem, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, considera que esta foi “a nossa obrigação”, salientando qualidades como o “rasgo, a visão e a teimosia” do director da Dow Portugal. “Foi motor de uma mudança do paradigma e do modelo do Complexo Químico: de um parque fechado para um parque que se abre”, para além do importante investimento em tecnologia e segurança, para as pessoas e o ambiente. O objectivo de mudar a imagem de Estarreja só seria possível com a mudança de realidade. Uma missão cumprida na óptica de que hoje se fala de Estarreja por razões ambientais positivas, rematou o  autarca.

Esta é a primeira vez que o Município entrega a Chave de Honra. O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, sublinhou que a ideia, sob proposta da Câmara Municipal, foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal. Elogiou a “nova forma de estar e interagir connosco” e “mais humana de exercer a gestão”, para além de ter sido um grande entusiasta do desenvolvimento da capacidade do Complexo Químico. Um exemplo a seguir, nas palavras de Alcides Sá Esteves. “Aqui não nasceu nem vive, mas preocupa-se muito em assegurar o desenvolvimento da nossa terra. Devemo-nos concentrar em seguir este exemplo”.

PRÉMIO PROF. DR. MANUEL ANDRADE

A Câmara Municipal atribuiu a 4ª edição do Prémio Professor Doutor Manuel Domingues de Andrade,  que homenageia esta o advogado natural de Canelas que marcou o Direito Civil português do século XX. “É o maior prémio financeiro na área do direito”, referiu o presidente da Câmara Municipal, com o objectivo de “relembrar essa figura do direito civil, a maior do séc. XX em Portugal, mesmo na Península Ibérica”.

A tese vencedora foi a apresentada por Paulo Jorge Gomes, sob o título “A Partilha de Ficheiros na Internet e o Direito de Autor”. O vencedor louvou a iniciativa, fazendo votos que continue a “excelente promoção de Estarreja e do Jurista”.

Este é o “prémio mais relevante em Portugal na área jurídica”, salientou o presidente da Assembleia Municipal, lembrando um nosso conterrâneo que mereceria o Prémio Nobel se o houvesse em Direito. O Prémio Manuel Andrade foi proposto pelo advogado recentemente assassinado, João Pedro Melo Ferreira, em memória de quem Alcides Sá Esteves convidou a plateia a dar uma salva de palmas.