Bolsas de Estudo do Ensino Superior: Candidaturas até dia 30

terça, 13 de outubro 2009

Até 30 de Outubro estão abertas as candidaturas para as Bolsas de Estudo do Ensino Superior e Politécnico. Esta iniciativa pretende apoiar os estudantes com dificuldades económicas.

Neste primeiro ano serão atribuídas 10 bolsas, com um valor mensal de 100 €, sendo esta atribuída durante um período de 10 meses, correspondente ao ano escolar. “Incumbe também às autarquias locais especiais responsabilidades na educação e ensino dos jovens”, refere o preâmbulo do Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo para alunos candidatos ao Ensino Superior e Politécnico.

A Câmara Municipal de Estarreja assume como constituindo sua obrigação, estimular e motivar os jovens para estudarem, ajudar à sua formação qualificada e financeiramente apoiar todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos.

Podem candidatar-se à atribuição de bolsas de estudo, os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: serem residentes no Concelho de Estarreja, há mais de dois anos; ter idade não superior a 25 anos; não serem detentores de licenciatura ou bacharelato ou curso equivalente; terem ingressado ou terem obtido aproveitamento escolar no ano anterior, caso tenham estado matriculados no ensino superior no ano lectivo anterior àquele para que requerem a bolsa; não beneficiarem de outra bolsa ou vantagem equivalente; não possuírem, por si só ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional.

Como contrapartida da atribuição da Bolsa de Estudo, cada bolseiro deverá prestar, em regime de voluntariado, duas semanas de serviço à comunidade.

A candidatura far-se-á mediante o preenchimento de um impresso próprio, que será facultado aos interessados no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal de Estarreja, acompanhado de um conjunto de documentos (ver regulamento).

Regulamento no seguinte link: