Canelas: Estação Viva será espaço cultural e ambiental

quinta, 08 de outubro 2009

Com a remodelação do edifício da antiga Estação, Canelas readquire um espaço carregado de histórias, tendo como paisagem principal os campos do Baixo Vouga Lagunar, num momento assinalado pelos Presidentes da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e da Junta de Freguesia de Canelas, António Simões Pinto. Cultura e Ambiente darão as mãos no projecto Estação Viva.

Após as obras de requalificação do edifício executadas pela Junta de Freguesia de Canelas, com a comparticipação protocolada da Câmara Municipal, a freguesia tem pela frente, como sublinhou José Eduardo de Matos, concretizar o desafio da dinamização cultural e ambiental, num projecto local que se quer aberto, e onde se pretendem desenvolver parcerias com diversas entidades e envolver a população local.

A partir de agora, o espaço vai ter “uma vivência diferente”, afirmou o presidente da Junta, António Simões Pinto. “Um grupo de jovens vai ter a missão de manter a estação viva”. Coube ao coordenador Miguel Valente apresentar as linhas gerais do projecto, que agora vai avançar no edifício, nos campos e na freguesia.

A parceria com o projecto BioRia, da Câmara Municipal, está garantida utilizando-se o espaço para actividades de carácter ambiental e de educação ecológica. Para além de revitalizar o espaço da antiga Estação, este projecto quer divulgar o BioRia e contribuir para o seu desenvolvimento em Canelas.

Na área ambiental, o Estação Viva vai contribuir para sensibilizar a comunidade para o património natural, nomeadamente os campos do Baixo Vouga e lança dois desafios: reabilitar a Vala da Carreira e recuperar as Bateiras típicas de Canelas.

Na área cultural, as linhas fortes do projecto passam por diversificar a oferta cultural de Canelas; valorizar as capacidades organizativas juvenis; dotar a Freguesia de um espaço artístico experimental; e possibilitar novas experiências sociais e culturais.

Promover a utilização do comboio e do apeadeiro de Canelas e apoiar os Utentes da CP são também objectivos do projecto.

Para que este projecto fosse possível, Câmara Municipal e Rede Ferroviária Nacional – REFER acordaram a cedência do antigo edifício de passageiros do Apeadeiro de Canelas.