Universidade de Aveiro abre candidaturas para Curso de Especialização Tecnológica em Estarreja

sexta, 09 de outubro 2009

A Universidade de Aveiro volta a ministrar em Estarreja o CET - Curso de Especialização Tecnológica de Instalações Eléctricas e Automação Industrial, a funcionar na Escola Secundária de Estarreja, em regime pós-laboral, com 20 vagas. Trata-se da 4ª edição deste CET em Estarreja. As candidaturas são formalizadas exclusivamente on-line (https://paco.ua.pt/CandidaturasCET) e decorrem entre 12 a 23 de Outubro. As aulas têm início a 16 de Novembro.

A realização deste programa em Estarreja surge no âmbito da parceria estabelecida entre a Universidade de Aveiro (UA), Câmara Municipal de Estarreja, Escola Secundária, Empresas do PACOPAR, Nestlé e SEMA.

Actualmente decorre, desde Março, em regime pós-laboral, a 3ª edição do CET em Instalações Eléctricas e Automação Industrial. Com uma turma de 20 alunos, 7 são do concelho de Estarreja.

Os cursos de especialização tecnológica, regulamentados pelo Decreto-Lei nº 88/2006, de 23 de Maio de 2006, são cursos pós-secundários não superiores que visam a aquisição do nível 4 de formação profissional.

A Universidade de Aveiro, através de três das suas escolas superiores - Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), vai ministrar, este ano lectivo 2009/2010, em várias localidades do distrito de Aveiro, 25 Cursos de Especialização Tecnológica (CET), a maioria dos quais em regime pós-laboral.

A criação de oportunidades de formação para públicos diversos, com necessidades específicas, tem sido, desde sempre, uma prioridade para a Universidade de Aveiro. Neste sentido, a oferta formativa desta instituição procura dar resposta aos desafios com que os indivíduos se deparam em termos profissionais, oferecendo alternativas válidas e reconhecidas internacionalmente.

Os planos de formação destes cursos estão direccionados para uma efectiva inserção profissional e para assegurar também o reconhecimento dessas aprendizagens para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior. Estes planos compreendem as componentes de formação geral e científica e de formação tecnológica, que perfazem cerca de 860 horas (aproximadamente um ano), complementada pela formação em contexto de trabalho (540horas, entre três a seis meses) a ser realizada em várias empresas da região.

Este ano lectivo, Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede, Estarreja, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Sever do Vouga e Vagos são os concelhos onde vão decorrer os Cursos de Especialização Tecnológica ministrados pela Universidade de Aveiro.

CALENDÁRIO

Recepção de candidaturas: 12 a 23 de Outubro de 2009 (o processo de candidatura é feito online)

Publicação dos resultados da seriação de candidaturas: 30 de Outubro de 2009

Período de reclamações (requerimento a apresentar nos Serviços Académicos): 2 a 5 de Novembro de 2009