Oleões chegam a Estarreja

quarta, 14 de outubro 2009

Estão à disposição dos munícipes das 7 Freguesias um serviço de recolha de óleo vegetal usado, para posterior reciclagem. Nos oleões poderá depositar o óleo dentro de uma garrafa ou garrafão de plástico usado. A gestão dos óleos alimentares usados tem como objectivo impedir a poluição das águas e do sistema de saneamento, evitando-se que o munícipe despeje os óleos nos esgotos. No sentido de gerir um dos resíduos que causa diversos transtornos em termos ambientais, a Câmara Municipal decidiu apostar numa solução avançada, já com provas dadas, entregando os serviços de recolha/transporte e gestão dos Óleos Alimentares Usados produzidos no Concelho a uma empresa da área, a Portary – gestão de resíduos, S.A.

A solução adoptada pela autarquia estarrejense distingue-se em termos de segurança e design. O contentor escolhido é um vasilhame de grandes dimensões, robusto, blindado, com fecho de alta segurança, sistema de fixação ao solo e com capacidade para 360L. Os oleões estarão disponíveis nos locais de maior densidade populacional e visibilidade.

Este é um projecto significativo em benefícios ambientais e de saúde pública. Além de se dar a esses óleos uma nova vida, através da sua reutilização para a fabricação de sabão, vernizes, tintas e produção de biodiesel, com esta medida evita-se a obstrução dos canos, dos filtros das ETAR’s e a contaminação dos solos e das águas.

Este passo implica a aquisição de conhecimentos e mudança de hábitos por parte das populações. Trata-se de um processo em que é essencial educar e persistir, considerando que se aspira a que a população venha a adquirir comportamentos respeitadores dos espaços comunitários, da natureza e do ambiente em geral. Lutar por um ambiente limpo e salutar, significa adoptar uma atitude séria para garantir o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida que ambicionamos para nós próprios e para as gerações vindouras.

LOCALIZAÇÃO DOS OLEÕES

Avanca – Rua Prof. Dr. Egas Moniz

Beduído – Largo de Santo Amaro

Cidade Estarreja – Avenida Visconde de Salreu

Canelas – Largo do Campo da Cruz

Fermelã – Junto à Junta de Freguesia

Pardilhó – Centro Cívico

Salreu – Rua Prof. Miguel M. Lemos

Veiros – Rua João Augusto Sousa Fernandes

“Coloque o óleo usado na garrafa ou garrafão e deposite no oleão”

Porquê reciclar o óleo alimentar usado? O óleo vegetal quando entra em contacto com a água forma uma película na superfície, prejudicando os peixes e as plantas aquáticas.

E porque… pode-se “transformar” o óleo em resina para tintas, vernizes, sabão, detergente, glicerina, ração para animais, biodiesel, artefactos explosivos, cosméticos… Economizando energia e matérias-primas, contribuindo para uma menor poluição do ar, da água e do solo.

Pense que…

• 1 litro de óleo despejado no esgoto polui 1.000.000 de litros de água.

• O despejo de óleo vegetal provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de cheias

• Quando despejados indevidamente na rede de esgoto, os óleos causam entupimentos e até o rompimento das redes de colecta atraindo insectos e roedores.

O óleo usado deverá ser armazenado frio, livre de água e restos de comida. Coloque no Oleão apenas óleos de origem vegetal e nunca óleo lubrificante de motores. Assegura-se que o recipiente (garrafa ou garrafão) esteja bem fechado antes de o depositar nos OLEÕES.

Noutra acção, continua a decorrer no Concelho a recolha dos óleos usados nas escolas do Concelho, como também em alguns restaurantes e IPSS. Um projecto que a Câmara Municipal iniciou em finais de 2006 com o objectivo de sensibilizar os responsáveis pelas cantinas escolares e de instituições (IPSS, Hospital e Câmara), bem como os empresários do ramo da restauração, para a questão dos malefícios do lançamento dos óleos alimentares usados no saneamento, no sentido de os encaminharem para uma empresa de reciclagem (RECIOL), a partir dos quais se poderá fazer biodiesel.

Decorre ainda a campanha desenvolvida pela AMI (cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social). O Restaurante "Cabeça de Boi", em Avanca, é o único restaurante do concelho aderente ao projecto e que recebe os óleos provenientes de particulares (Munícipes), que os queiram lá deixar para reciclagem.