5º Aniversário da Biblioteca Municipal

Vasto Programa Comemorativo e Homenagem aos Leitores mais assíduos

quinta, 15 de outubro 2009

A Biblioteca Municipal de Estarreja comemora 5 anos de vida. A Câmara Municipal assinalou o aniversário com uma vasta programação desde 28 de Setembro e que se prolongou até 10 de Outubro.

Inaugurada a 9 de Outubro de 2004 após a reconstrução da antiga Casa dos Leites, edifício apalaçado construído no princípio do séc. XX como habitação da referida Família e posteriormente Colégio. É agora Biblioteca Municipal de Estarreja, função para a qual o edifício foi recuperado e reconvertido. Todo o interior foi reestruturado, tendo-se privilegiado a recuperação da fachada.

Em 5 anos de existência, a Biblioteca tem demonstrado que é um dos maiores equipamentos culturais e educativos do concelho, apostando na diversidade e enriquecimento de conhecimentos para atrair diferentes públicos.

Actualmente, a Biblioteca de Estarreja tem 5302 utentes inscritos, dos quais 1582 são crianças e jovens menores de 18 anos.

Dotar a Biblioteca de um fundo de qualidade é um desafio permanente. O fundo documental é constituído por 44 838 volumes, incluindo títulos das secções de adultos e infanto-juvenil, fundo regional e local, audiovisuais e periódicos. Em cinco anos de funcionamento, a Biblioteca regista 64 987 empréstimos, numa média anual de 12 997 empréstimos.

A consolidação da Rede de Bibliotecas Escolares do Município é outro dos aspectos salientados pelo Vereador da Cultura. Nesta fase, o projecto envolve 6 escolas (os 3 Agrupamentos de Escolas - Estarreja, Pardilhó e Avanca -  a Escola Secundária e as Escolas do 1º Ciclo das Laceiras e do Mato).

O objectivo é aproveitar a sinergia das bibliotecas escolares para que cada freguesia tenha um espaço de leitura.

NOVOS POLOS EM AVANCA E PARDILHÓ

A Câmara Municipal de Estarreja abriu a 28 de Setembro em Avanca o primeiro Pólo de Leitura da Biblioteca. O Pólo de Avanca funciona no Centro de Documentação Egas Moniz, integrando a Casa-Museu. A sessão de abertura contou com a presença do 6º A da Escola E.B. 2,3 Egas Moniz. Alunos e professores foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e pelo Vereador da Educação, João Alegria, tendo aquele referenciado a introdução de mais uma valência para que Viva Egas Moniz e se conheça a sua obra, sempre tão inspiradora.

No passado dia 8 de Outubro Pardilhó recebeu o segundo Pólo da Biblioteca Municipal de Estarreja. “Uma mais valia para a Vila, sendo mais uma estrutura que serve de apoio aos jovens e menos jovens”, afirmou José Eduardo de Matos, presidente do Município. Por outro lado, o Agrupamento de Escolas de Pardilhó dispõe de mais um recurso educativo.

O espaço pretende ser um repositório da literatura regional e dos autores locais. E nesse sentido, o autarca deixou um desafio à freguesia. Pretende-se que “as colectividades, nomeadamente o Club Pardilhoense e a Saavedra Guedes, transfiram para aqui o seu património, para que os livros se tornem acessíveis”.

Biblioteca Homenageia Leitores

À semelhança dos anos anteriores a Biblioteca homenageou os 6 leitores mais assíduos, entre adultos e crianças.

Secção Infanto-Juvenil

Ricardo Gabriel Oliveira

Mariana Marques Vaz

Secção de Adultos