Evocação do Prémio Nobel na tomada de posse dos novos Órgãos Autárquicos

sexta, 23 de outubro 2009

Os 60 anos do primeiro Prémio Nobel português atribuído em Outubro de 1949 a Egas Moniz  têm vindo a ser assinalados ao longo do ano. Esta terça-feira, a data será evocada pelo sobrinho-neto do cientista, António Macieira Coelho, a anteceder a sessão da Tomada de Posse dos Eleitos para os Órgãos Autárquicos.

Tomada de Posse dos Membros Eleitos para os Órgãos Autárquicos Municipais

27 Outubro, 20h15, Salão Nobre dos Paços do Concelho

20H15 Recepção
20H30 Evocação da Atribuição do Prémio Nobel da Medicina – 27 Outubro 1949/2009, pelo Dr. António Macieira Coelho (sobrinho-neto de Egas Moniz)
21H00 “A Par d´ilhós Ensemble”
21H30 Tomada de Posse dos Eleitos para os Órgãos Autárquicos Municipais

Visitas à Casa-Museu

Como não poderia deixar de ser, o 27 de Outubro será assinalado na Casa Museu Egas Moniz com o início de um programa de visitas para as Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Estarreja, vocacionado para as crianças entre os 6 e os 10 anos e baseado na figura do Prof. Egas Moniz e na atribuição do Nobel da Medicina. O programa lança o desafio aos alunos para que realizem trabalhos em grupo ou individuais acerca do Professor Egas Moniz e da Casa Museu, que darão mote ao projecto “Egas Moniz visto pelas crianças”. Para marcar a efeméride, a Casa Museu Egas Moniz promove ainda visitas gratuitas durante este dia destinadas ao público em geral.

Opereta de Egas Moniz

Já este sábado, dia 24, às 21h30, sobe ao palco do Auditório do Centro Paroquial de Avanca, a Opereta “A Nossa Aldeia”, da autoria do próprio Egas Moniz. Trata-se de uma encenação do GATA – Grupo Amador de Teatro da Casa do Povo de Avanca.

Egas Moniz: 60 anos do Prémio Nobel

É um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de Novembro de 1874 — Lisboa, 13 de Dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.

Um conjunto notável de descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina há 60 anos. Egas Moniz foi o primeiro português a ganhar um Nobel, em Outubro de 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Permanece ainda como o único Prémio Nobel português de ciência.

Por motivos de saúde não se deslocou à Suécia para receber o galardão, tendo a cerimónia decorrido, excepcionalmente, na sua casa de Lisboa, cidade onde morreu a 13 de Dezembro de 1955.

Egas Moniz nasceu em Avanca (Estarreja) em 1874. Estudou medicina em Coimbra, onde foi depois professor catedrático. Especializou-se em neurologia e psiquiatria em França, regressando a Portugal em 1911, já no tempo da república, para ocupar a recém-criada cátedra de Neurologia. Foi também um testemunho peculiar de várias transições que se operaram, na mudança do século XIX para o século XX; da Monarquia para a República e, pouco depois, da República para a ditadura fascista de Oliveira Salazar. Nos últimos anos da monarquia e durante a primeira República desempenhou cargos políticos, afastando-se desta actividade quando foi instituído o Estado Novo.

Em 1927, ao fim de dois anos de estudo e experiências, Egas Moniz criou o método da angiografia cerebral, que permitia a visualização das artérias do cérebro. Esta técnica revelou-se valiosa para o diagnóstico de doenças no interior do crânio.

Em 1935 desenvolveu a leucotomia pré-frontal, uma operação cirúrgica radical de corte da substância branca dos hemisférios cerebrais, com vista a tratar doenças mentais como a esquizofrenia e certas psicoses. Esta foi a técnica pioneira da psicocirurgia, isto é, do tratamento de problemas psiquiátricos graves através da manipulação orgânica do cérebro. Hoje em dia a leucotomia, na forma em que surgiu, já não é praticada, devido aos efeitos secundários severos e irreversíveis. Usada abusivamente nos anos 40 e 50, declinou depois com a utilização de tranquilizantes nos tratamentos psiquiátricos. Na época, no entanto, não havia outras formas de tratamento e aliviamento dos sintomas das esquizofrenias severas.

O seu trabalho foi reconhecido com o Prémio de Oslo, em 1945, e depois com o Prémio Nobel, em 27 de Outubro de 1949.

[Casa-Museu Egas Moniz» Horário: 2ª a 6ª» 09h00-12h00 | 13h30-16h30. Fim-de-semana» 14h00-17h00. Encerra aos Feriados]
[Website museuegasmoniz.cm-estarreja.pt | Email
museuegasmoniz@cm-estarreja.pt | Tlf 234 884 518]