Rede Social de Estarreja na vanguarda

quarta, 28 de outubro 2009

O concelho de Estarreja "está identificado com as prioridades e necessidades da população". A afirmação do Coordenador do Núcleo Distrital de Aveiro da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), Acácio Conde, foi feita no final do Mini-Fórum “Qualidade de Vida da População Idosa”, que se realizou no âmbito da Plataforma Supra-concelhia da Rede Social do Baixo Vouga, a fechar o II Encontro Anual da Rede Social de Estarreja.

Acácio Conde referia-se ao caminho levado a cabo pela Rede Social de Estarreja que “tem estado na vanguarda de muito do trabalho que se tem feito nas redes sociais. É uma rede empenhada em várias frentes”. Não obstante apelou a uma participação efectiva dos parceiros. “Devem ter uma partilha mais proactiva, mais empenhada na resolução dos problemas que a todos dizem respeito”. Porém não deixa de sublinhar “que há um conjunto de instituições muito empenhadas, muito empreendedoras e identificadas com as necessidades da população. A autarquia também tem feito esse esforço”.

A participação activa dos destinatários das medidas de intervenção social foi uma das particularidades do mini-fórum sobre qualidade de vida da população idosa que decorreu na sexta-feira, no Cine-Teatro de Estarreja. Procurou ter “uma participação efectiva dos representantes idosos que vieram de 5 concelhos diferentes”, nomeadamente Estarreja, Murtosa, Ovar, Águeda e Albergaria-a-Velha, ficando o “testemunho das suas vivências, experiências de vida, angústias e expectativas sobre o que gostariam que melhorasse, que tipo de serviços especializados precisariam que o estado e as instituições pudessem colocar ao seu serviço”.

Novo executivo vai criar Pelouro para Seniores

“Dar qualidade de vida à população idosa” foi um objectivo assumido pelo presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, na sessão de abertura, adiantando que no enquadramento do novo executivo camarário será criado um pelouro específico destinado a esta camada da população, que tem registado um aumento exponencial e cuja participação activa tem de ser valorizada.

No balanço final, o Presidente do Conselho Local de Acção Social, João Alegria, considerou que o dia foi produtivo com conclusões desafiantes. “Além das condições materiais, que são indispensáveis, o importante é o ‘construir’ a pessoa na sua relação consigo própria, no ser e estar com os outros. Deve ser esse o enfoque e o nosso objectivo”, naquele que deverá ser sempre um trabalho de parceria.

O mini-fórum decorreu no último dia do II Encontro Anual da Rede Social de Estarreja que reuniu os parceiros. No Pavilhão Municipal, a exposição das colectividades deu a conhecer à comunidade os seus objectivos, funções e missão. Nas sessões de trabalho abordaram-se temas como a importância da Alimentação na Saúde e na Imagem, com a presença de Isabel do Carmo, especialista em Endocrinologia e Nutrição no Hospital de Santa Maria, e a alimentação da infância, com Isabel Fontes Pires, pesquisadora de Alimentação Local e Qualidade de Vida.

A Rede Social de Estarreja, criada em Maio de 2005, é uma plataforma de articulação das entidades parceiras, públicas e privadas, com intervenção no concelho por forma a combater a pobreza e a exclusão social, numa perspectiva de promoção do desenvolvimento social.

Esta medida de política social introduziu uma cultura de trabalho em rede, fomentou o planeamento estratégico da intervenção social local, a congregação de esforços e a rentabilização de recursos locais, por forma a potenciar uma maior eficácia e rapidez na resolução dos problemas das famílias e indivíduos.