Trio Odemira e Egas Moniz no final do Festival Sénior

segunda, 02 de novembro 2009

Chegou ao fim o Festival Sénior 2009 que proporcionou um mês de actividades destinadas aos munícipes com mais de 55 anos de idade. O último momento da edição deste ano viveu-se na Casa Museu Egas Moniz, com uma visita guiada ao Museu e um passeio à Quinta do Marinheiro.

Uma das participantes, Margarida Orlanda, de Canelas, confessou que ainda não conhecia a Casa Museu do Prémio Nobel da Medicina de 1949. “É vergonhoso termos as coisas ao pé de nós e não as vermos”, mas a oportunidade surgiu em boa hora. “A Casa é extraordinária, um encanto. Gostei muito da visita e foi muito bem demonstrada”.

Também Maria Lídia da Silva, da Póvoa de Baixo, visitou pela primeira vez o museu que retrata a vida e obra do cientista. “Nunca cá tinha vindo. Gostei da visita, a casa é um espectáculo e a história é muito bonita”.

Pelo que detectou com surpresa outra das participantes, Maria Cândida Cunha, de Avanca, “a maior parte das pessoas não conhecia a Casa Museu” por isso aplaude a ideia de integrar estas visitas guiadas na programação do Festival Sénior. O espaço museológico “é muito interessante e é um orgulho para nós e para a nossa terra”, exclama. A avancanense elogiou as obras de requalificação do edifício. Por outro lado, já nota as melhorias introduzidas na Quinta do Marinheiro. “Ao nível do lago e dos jardins está muito lindo”.

Organizado pela Câmara Municipal, o Festival teve início no dia 7 com o habitual Passeio Sénior que levou 1200 participantes à Igreja de Caxinas, em Vila do Conde, e a um convívio na Quinta da Malafaia, Esposende, num dia bastante divertido.

A oferta diversificada e motivadora resultou na participação muito positiva dos seniores. Desde caminhadas nos Percursos BioRia a Oficinas de Arte Floral e de Artesanato em Tecido, de bailes a concertos, de passeios a aulas de exercício físico, exposições e rastreios, houve actividades para todos os gostos.

Na opinião de Abílio Silveira, vice-presidente do Município, “foi um mês de Outubro em pleno para os nossos seniores com elevada participação em todas as actividades promovidas. São momentos vividos de forma intensa, onde o convívio, a destreza e a alegria estão presentes em cada uma das actividades, que promovem e fomentam o bem-estar dos seniores, proporcionando uma melhor qualidade no seu viver”.

O autarca esteve presente em muitas das actividades e não ficou indiferente “à alegria estampada em cada um dos rostos” dos participantes dando como exemplo um dos momentos altos do festival, “o espectáculo fantástico do Trio Odemira, onde os seus êxitos, foram de forma muito intensa recordados e cantados”.

O património natural de Estarreja, “que para muitos passava despercebido, foi este ano dado a conhecer durante o festival”. Para Abílio Silveira, “a avaliação é feita por cada um que participou no Festival, mas os ecos que nos chegaram deixam-nos muito satisfeitos e já com olhos postos no Festival Sénior 2010, repleto de novidades.”

Na opinião de Margarida Orlanda, de Canelas, o Festival é uma óptima iniciativa a pensar naqueles que “por vezes por falta de possibilidades financeiras ou porque não têm quem os acompanhem deixam de sair e acomodam-se no seu canto”. Iniciativas como o Festival Sénior, as aulas de Ginástica do programa “+55” ou as aulas de Hidroginástica “fazem muito bem à mente e ao corpo”. Por isso a expectativa desta estarrejense é que a autarquia continue a promover estas acções.

No dia anterior à visita a Avanca, Margarida assistiu ao concerto do Trio Odemira no Cine-Teatro de Estarreja, outra das iniciativas muito concorridas. Também Maria Lídia da Silva não perdeu a ocasião de ver a banda portuguesa que conta com mais de 50 anos de carreira e de ouvir os seus êxitos musicais. E chega ao final do Festival Sénior com uma resolução, frequentar as aulas de ginástica, do programa “+55”, da Escola Municipal de Desporto de Estarreja. Para Maria Lídia, “é muito importante o que se está a fazer” em prol da ocupação dos seniores.

O Festival Sénior tem movimentado centenas de participantes ao longo dos anos. A promoção do bem-estar social dos idosos é o principal propósito da Câmara Municipal ao realizar este evento anual, desde 2003. Inicialmente concebido para uma semana, o festival foi, em 2007, dilatado para um mês abrangendo várias iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo, que proporcionam ao público-alvo momentos de alegria e conhecimento.

Com este evento, e na linha de outras iniciativas realizadas ao longo do ano, a Câmara Municipal vem contribuir para atenuar a solidão dos seniores, dinamizando momentos de lazer e reforçando a sua participação.