161 Inscritos no Gabinete de Inserção Profissional

quinta, 05 de novembro 2009

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Estarreja contabiliza 161 inscritos. Desde o dia de abertura, a 25 de Setembro, mais de uma centena e meia de estarrejenses recorreram ao serviço para procura de ofertas de emprego ou informação sobre qualificação profissional.

O GIP é uma unidade de apoio gratuito a todos os que procuram emprego, reforçando a intervenção do Centro de Emprego de Aveiro junto da população local. Actua com o objectivo de promover a procura activa de emprego, fazendo a ponte com as ofertas de trabalho, ou encaminhar para programas de qualificação.

Dos 161 inscritos, a grande maioria, 78,8%, são trabalhadores que procuram um novo emprego. Apenas 14,9% procuram o seu primeiro emprego. A faixa etária que prevalece é a dos 31 aos 54 anos, representando 39,7% dos utentes, seguindo-se o grupo dos 16 aos 23 anos, com 36,6%.

As mulheres predominam representando 61,4% dos estarrejenses que decidiram recorrer ao apoio do GIP. A maioria dos inscritos, 54%, possui habilitações iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade. Os utentes com o 9º, 10º ou 11º anos de escolaridade representam uma fatia de 22,3%.

Até agora, o GIP soma 20 ofertas de trabalho e a colocação profissional de 9 utentes. As ofertas de trabalho activas dizem respeito a operador de CNC, administrativa, técnico de manutenção, engenheiro mecânico e operários fabris.

Além de prestar informação profissional a jovens e adultos desempregados, o GIP ajuda na elaboração de currículos, preparação de entrevistas ou mesmo técnicas de procura de emprego. O projecto é desenvolvido pela DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja (Câmara Municipal e SEMA – Associação Empresarial) em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O GIP está em funcionamento no antigo Colégio de Estarreja, situado na Rua Dr. Pereira de Melo, de 2ª a 6ª feira, das 9h00¬ às 13h00 e das 14h00 às 17h00. O atendimento personalizado aos utentes decorre às segundas, quartas e sextas, no mesmo horário.