Novembro e Dezembro no Cine-Teatro Municipal

Sabado: Danças Ciganas com Gadjé

quinta, 05 de novembro 2009

Chegamos aos dois últimos meses do ano com um saldo muito positivo nas actividades do Cine-Teatro Municipal de Estarreja. Só nos três últimos fins-de-semana, a sala de espectáculos registou consecutivamente a sala cheia, primeiro para os Monólogos da Vagina, depois com o Legendary Tigerman, e por último no excelente concerto do Brad Melhdau Trio.

Em Novembro e Dezembro, espera-se manter a afluência do público.

A 7 de Novembro (Sex.22h) o palco do Cine-Teatro enche-se de música e danças ciganas do mundo com o espectáculo Gadjé. E uma semana depois (Sex.13Nov.21h30) apresenta-se a peça de teatro brasileiro Humor a Vapor, da autoria e com a actriz Bia Nunnes, que pretende prestar homenagem ao teatro de comédia, cuja maior influência chegou ao Brasil através do teatro português. No dia seguinte (Sáb.14Nov.22h) actua o guitarrista fingerstyle Andy McKee, um fenómeno a comprovar depois do sucesso alcançado nos vídeos do youtube.

De 17 a 21 de Novembro decorre mais uma edição do EstarreJazz – Festival de Jazz, que conta com a realização de workshops de dia 17 a 19, que terminam com o respectivo concerto de encerramento seguido de um concerto do grupo composto pelo 6teto de professores (Qui.19Nov.21h30). Na sexta-feira (20Nov.21h30) actua a Orquestra de Jazz de Matosinhos, num concerto de homenagem a Count Basie, e no sábado (21Nov.21h30) o duo Carlos Bica – João Paulo Esteves da Silva. No Bar CTE decorre nessa sexta-feira e sábado, o after-hours do Festival, com actuações de bandas do OuTonalidades’09.

Dezembro traz dois espectáculos dirigidos ao público infantil: o musical de patinagem Branca de Neve na Floresta Encantada no feriado de 1 de Dezembro (Ter.16h), e a peça de teatro Pedro e Lobo, pelo Teatro Extremo no feriado de 8 de Dezembro (Ter.10h30).

Ao nível do teatro para adultos, apresenta-se a comédia A Verdadeira História de Portugal em 90 Minutos (Sáb.5Dez.22h), com João Seabra, Hugo Sousa e Miguel 7 Estacas; e ao nível da dança a companhia LPMovimento estreia a criação Equilíbrio Instável (Sex.11Dez.22h).

O programa encerra com destaque para dois grandes concertos: o contra tenor Edson Cordeiro apresenta o seu espectáculo The Woman’s Voice (Sáb.12Dez.22h), em que interpreta diversos temas de vozes femininas famosas; e o músico António Zambujo (Sáb.19Dez.21h30) traz-nos fado com a apresentação do álbum Outro Sentido.

GADJÉ - LASHOJ TYO DEYS
DANÇAS CIGANAS DO MUNDO

SÁB 07 NOV 22H00
DANÇA | MÚSICA | 1.ª PLATEIA 10€ | 2.ª PLATEIA E BALCÃO 8€
70MIN. | M/3

[myspace] www.myspace.com/gadjedance
Baile: Mónica Roncon, Sofia Abraços, Marta Dias, Rita Fontes, Diana Rego Guitarra: André Santos Violino: João Barata Voz: Gil Costa Contrabaixo: João Novais Percussão: Carlos Mil-Homens

Flores e formas gadjé vindos do espaço.... Entre cores e fragrâncias soltas, paprika e palinka roubada, corações ao alto, saias de vento rodopiam soltas, chocalham peitos de moedas e olhares de fogo. A música rebenta e rasga numa viagem ao mundo do fim do mundo, voa pela Rússia e pelo sonho a trote da Roménia à Hungria, da caravana rasgam gritos flamencos, do cabaré ao sonho, ao eterno romance da dança com a música. O calor aumenta, o ritmo duplica, o sangue circula fugaz, a paixão é dançada num frenesim de sons e impulsos, a selvagem celebração da vida.

Lashoj tyo dyes!, em Romanès - "tenha um dia feliz!"; é o que este espectáculo procura transmitir: vida, energia, arte, música, dança, paixão, sonhos…

TODA A PROGRAMAÇÃO www.cineteatroestarreja.com