Birdwatching nos percursos do BioRia

quinta, 26 de novembro 2009

O BioRia promoveu um Curso de Iniciação ao Birdwatching, uma actividade inédita no sentido de dar a conhecer os seus percursos e implementar Birdwatching que tem tido um crescimento acentuado a nível europeu. O objectivo principal desta acção foi dar a conhecer o potencial natural do Concelho de Estarreja e atrair turismo de Natureza.

A actividade foi desenvolvida em parceria com a Birds & Nature Tours e com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Considerado um dos melhores, se não mesmo o melhor, observadores de aves de Portugal, com cerca de 30 anos de experiência, João Jara conduziu de forma exemplar os 20 participantes. A parte prática decorreu nos Percursos do BioRia e na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e a parte teórica no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu.

Apesar do estado do tempo não ter sido favorável foram registadas entre vocalizações e observações 55 espécies nos Percursos do BioRia e na Reserva Natural de São Jacinto.

A adesão foi muito positiva uma vez que foram preenchidas as 20 vagas existentes e os participantes, provenientes de Lisboa a Braga, manifestaram o desejo de regressar e participar em actividades idênticas. O grupo de participantes era bastante heterogéneo incluindo estudantes, professores, admiradores da observação de aves e visitantes que aproveitam estes cursos para fazer fotografia e conhecer novos locais.