Renovar um compromisso com o Futuro da Região

Região de Aveiro assina acordo com a Universidade

quarta, 16 de dezembro 2009

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – Baixo Vouga  e a Universidade de Aveiro (UA) assumem o compromisso de estabelecer, num período de 4 meses, os princípios que presidirão à celebração de um novo Contrato de Parceria, que se assuma como um verdadeiro “Compromisso com o Futuro da Região”. É o que está estabelecido no acordo de cooperação que as duas entidades assinaram na última sexta-feira.

O futuro Contrato de Parceria deverá enquadrar e operacionalizar o acompanhamento das acções em curso; a adopção de novas áreas de actuação conjunta; e a definição das linhas orientadoras para a mobilização de outros parceiros e para a consolidação de plataformas inter-institucionais de promoção da sociedade do conhecimento.

A UA e a Região de Aveiro sublinham que o período que agora se inicia está repleto de novos desafios, pretendendo-se consolidar os já elevados níveis de cooperação, no sentido de promover um conjunto de iniciativas capazes de potenciar as dinâmicas de desenvolvimento da região e o bem-estar das comunidades locais. A preparação atempada para o novo período de gestão de Fundos Comunitários 2014/2020 é um dos objectivos definidos.

A cooperação entre as duas entidades intensificou-se recentemente, tendo-se concretizado programas e instrumentos para o desenvolvimento da região, de que se destacam: Plano Territorial de Desenvolvimento da Sub-Região do Baixo Vouga (PTD) a que correspondeu um Contrato de Subvenção Global entre a Região de Aveiro e a Comissão Directiva do “Mais Centro”, no valor de 60,06 milhões € de fundos europeus; Programa PRAGORA (de apoio à governança da região de Aveiro); Candidatura às Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação; Parcerias para as candidaturas e a execução dos Programas de Regeneração Urbana; Candidaturas ao Programa Operacional de Valorização do Território; Desenvolvimento do Grupo de Acção Costeira da Ria de Aveiro; Desenvolvimento do Cluster para o Conhecimento e a Economia do Mar; projecto e candidatura do Parque de Ciência e Inovação e cooperação para a gestão das Áreas de Acolhimento Empresarial e para a Rede de Incubadora de Empresas; dinamização de plataformas institucionais.

Com excepção do PTD, estas iniciativas assumiram a condição formal de contratos e/ou tarefas que se encontram em execução, prolongando-se a sua materialização durante os próximos anos (nomeadamente até 2013).

Relembre-se que a Região de Aveiro é formada pelos seguintes Municípios: Aveiro, Albergaria-a-Velha, Vagos, Ílhavo, Murtosa, Estarreja, Ovar, Sever do Vouga, Oliveira do Bairro, Anadia e Águeda.