Gabinete de Psicologia entra em funcionamento

sexta, 08 de janeiro 2010

Este mês marca o arranca do Gabinete de Psicologia da Câmara Municipal de Estarreja, um espaço de atendimento, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento psicológico, destinado às crianças, pais, docentes e não docentes do concelho.

O gabinete irá funcionar em 5 espaços distintos e pretende colmatar as dificuldades sentidas pelas Escolas e Instituições do Concelho, de forma a intervir eficazmente nas problemáticas ligadas ao comportamento das crianças.

Esta é uma “resposta já há muito sentida e requerida pelas Escolas que, face às dinâmicas entretanto criadas, nomeadamente com as bolsas de estágio para jovens, consegue implementar-se, em definitivo, no terreno”, lembra o Vereador do Pelouro da Educação, João Alegria.

O autarca tem fortes expectativas quanto aos benefícios deste Gabinete, em especial para os alunos. “Desta articulação entre as diversas instituições, aproveitando todos seus os recursos e sinergias, resultará para os nossos alunos, com o envolvimento das respectivas famílias, um conjunto de apoios que potencializarão aprendizagens mais eficazes, contribuindo para o seu pleno sucesso educativo e escolar. Intervindo o mais precocemente possível junto das crianças sinalizadas resolver-se-ão problemas que, de futuro, seriam mais gravosos. Teremos crianças mais bem integradas nas escolas e o próprio ambiente escolar tornar-se-á mais calmo e profícuo para boas aprendizagens”.

A par das intervenções para a melhorias das condições dos espaços escolares, a “temos vindo a implementar medidas, em articulação com as Escolas, que elevem a qualidade e os resultados das aprendizagens, permitindo que os nossos alunos aprendam mais e melhor”, conclui João Alegria.

Objectivos:
. Prestar apoio psicológico às crianças que frequentam as escolas do pré-escolar e 1º Ciclo concelho;
. Contribuir para a promoção do ajustamento psicológico dos pais e crianças, visando a sua plena integração e o estabelecimento de relações saudáveis.
. Desenvolver com as famílias, docentes e não docentes acções concertadas que reforcem as estratégias definidas para a criança sinalizada.

Destinatários:
. Alunos sinalizados pelas escolas do 1º ciclo e do Ensino Básico;
. Encarregados de educação, pais/familiares das crianças sinalizadas;
. Docentes e Não Docentes;
. Crianças e Jovens sinalizados pela C.P.C.J.

O Gabinete de Psicologia irá funcionar em 5 espaços distintos:
. Agrupamento Estarreja – Terça-feira das 9h às 17h
. Agrupamento Avanca – Quinta-feira das 9h às 17h
. C.P.C.J. – Sexta-feira das 9h às 17h
. Câmara Municipal (o gabinete terá um espaço de atendimento na biblioteca municipal) – Segunda-feira e quarta-feira 9h às 15h
. Escola Secundária Estarreja – Quarta-feira das 15h às 17h (Dinâmicas de grupo)

Áreas de Intervenção:
1. Gabinete de Psicologia