Visitas ao BioRia crescem em 2009

terça, 19 de janeiro 2010

Ao longo do ano de 2009, cerca de 1700 pessoas participaram nas actividades organizadas pelo projecto ambiental BioRia, da Câmara Municipal de Estarreja. As visitas guiadas aos Percursos Naturais constituem a acção primordial do BioRia que agora abrange as freguesias de Salreu, Canelas e Beduído.

Em 2009 as visitas guiadas aos Percursos BioRia contabilizaram 1200 participantes. Um aumento na ordem dos 50% face a 2008, ano em que se registaram 800 visitantes. Nesta contagem, não estão inseridas as visitas informais aos percursos, bastante utilizados pela população para a prática de exercício físico, actividades de lazer e de observação da natureza.

Tendo como finalidade a protecção e divulgação do património natural de Estarreja, o BioRia implementou, ao longo das marinhas e do Esteiro de Salreu, o primeiro de uma série de percursos de Natureza, o Percurso de Salreu, desenhado de modo a que o visitante possa explorar de forma prática e divertida os segredos da vida selvagem. Logo o BioRia se estendeu a outras freguesias do concelho. Nesta fase, pode passear a pé ou de bicicleta pelos Percursos de Salreu; do Rio Jardim – Canelas; do Bocage – Canelas/Salreu e do Rio Antuã – Beduído/Salreu.

As várias actividades desenvolvidas no âmbito do BioRia, ao longo de 2009 – visitas guiadas, curso de Birdwatching, 1º Passeio em Kayak pelas Ribeiras de Veiros, Workshop de Fotografia e abertura dos novos percursos – envolveram um total de 1700 pessoas.

Mais de 5000 visitas ao bioria.com

Mas não são apenas os trilhos naturais que merecem a visita dos amantes da natureza. A página electrónica do BioRia (www.bioria.com) teve um forte incremento ao alcançar 5382 visitas em 2009. Só no último trimestre do ano, foram efectuadas 1226 visitas ao site, quando em comparação com o período homólogo do ano anterior, esse número era de apenas 217.

Um acentuado aumento que se fica naturalmente a dever às novas funcionalidades, em funcionamento desde o início do ano passado, como a apresentação bilingue (português e inglês), novas galerias de imagens e menus, nomeadamente as Notícias, Agenda e a Newsletter.

Outro dado a reter de 2009 são os mais de 50 mil contactos estabelecidos através das Feiras FARAV e Vida Natura e da Exposição “À Descoberta do BioRia”.

BIORIA
Website: www.bioria.com