Cultura, factor de desenvolvimento

5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

quinta, 28 de janeiro 2010

No âmbito das comemorações do 5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade e perante casa cheia, a Banda da GNR – Guarda Nacional Republicana, composta por 124 elementos, deu um concerto no sábado à tarde, no Cine-Teatro de Estarreja.

Assinalando o facto, o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acentuou a marca cultural que a elevação a cidade tem traduzido, “servindo a Cultura, de braço dado com a Educação, para elevar os Cidadãos, sendo factor de desenvolvimento tão importante como um parque empresarial ou uma estrada”. Sublinhou ainda que valia aquele concerto “como homenagem e estímulo a todos os muitos que se dedicam à música no concelho”,  dando como exemplo directo um jovem agora da Banda da GNR que nasceu na Banda Club Pardilhoense.

O Maestro, Capitão João Afonso Cerqueira,  agradeceu a calor dos muitos aplausos e deu nota da satisfação de estarem em Estarreja, numa sala com óptimas condições, sendo com todo o gosto que se associavam ao programa comemorativo da elevação a cidade.

Também no sábado, na Casa da Cultura, José Eduardo de Matos, acompanhado pelo Vereador João Alegria, abriu a exposição colectiva de pintura "15+1", com trabalhos do artista estarrejense Joakin Pereyra e alunos. Felicitando e incitando o Mestre e a descoberta de novos valores, o Presidente da Câmara realçou ousadia de mostrar a própria criatividade, numa atitude positiva de que enriquece: “A Cidade somos nós”.

A mostra comemorativa do 5º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade pode ser visitada até 19 de Fevereiro.

La Riche presente nas comemorações

A fechar o programa que assinala os 5 anos de Estarreja-Cidade, esta sexta-feira, dia 29, às 18h00, decorre a sessão de abertura da Exposição de Fotografia “La Riche, 20 anos de Geminação”, na Biblioteca Municipal. Uma exposição que assinala os 20 Anos de Geminação entre Estarreja e La Riche.

A celebrar as 2 décadas da já velha ligação luso-francesa, o certame revela as principais imagens da vila situada junto à cidade de Tours, no bonito Vale do Rio Loire. O objectivo é conhecer melhor essa localidade e os seus quase 9000 habitantes, intensificando o intercâmbio entre duas culturas diferentes e duas regiões diversas. A mostra estará patente ao público até 26 de Fevereiro.

[Imagens da Exposição 15+1 gentilmente cedidas por Pedro Seixas]