Circulação motorizada proibida no Percurso de Salreu do BioRia

quinta, 11 de fevereiro 2010

A Câmara Municipal reforçou a sinalização da interdição de circulação de veículos motorizados no Percurso de Salreu do BioRia, no Baixo Vouga Lagunar.

Face a algumas reclamações de quem frequenta os circuitos BIORIA, dando conta da presença frequente de viaturas motorizadas no local, por vezes com velocidades elevadas, sendo uma ameaça a quem pretende usufruir daquele espaço e, após emissão de parecer da Comissão Municipal de Trânsito, a autarquia decidiu, em 2006, interditar a circulação a todos os veículos motorizados, no trajecto do “Percurso do BIORIA”.

Ficam de fora desta interdição as alfaias agrícolas ou veículos dos proprietários ou arrendatários de terrenos situados nesse trajecto; veículos para visitas guiadas e previamente aprovadas pela Câmara Municipal; veículos de socorro e emergência e veículos de serviços municipais ou de outras instituições públicas.

Veículo ecológico no Percurso de Salreu

Um veículo ecológico para transporte de visitantes vai passar a circular, dentro em breve, no Percurso de Salreu do BioRia. O “MicroBus” proporcionará uma experiência amiga do ambiente e apropriada para quem deseja conhecer o Baixo Vouga.

O “MicroBus” turístico é um carro eléctrico, com capacidade para 6 passageiros, que por ser não poluente e não emitir ruído, está apto a percorrer áreas de reserva ecológica respeitando o equilíbrio ambiental e preservação de habitats.

Este projecto é desenvolvido pelo Turismo Centro de Portugal, procurando dotar a região de Aveiro de equipamentos de uso turístico sustentáveis, promover a prática do ecoturismo, alertar os turistas para a assumpção de comportamentos ambientais mais conscientes e responsabilizar os utentes dos espaços.

O projecto ambiental BioRia, da Câmara Municipal de Estarreja, promove visitas guiadas ao Baixo Vouga Lagunar, pelo Percurso de Salreu, um trilho natural, com oito quilómetros, que permite conhecer e observar inúmeras espécies, em especial aves. Actualmente, as visitas podem ser feitas a pé ou de bicicleta.

No entanto, sobretudo as pessoas mais idosas têm dificuldade em aguentar as horas de caminhada, apesar da curiosidade em conhecer a diversidade do Baixo Vouga.

O BioRia é um projecto multidisciplinar de conservação e divulgação do património natural do Baixo Vouga.