Wim Vandekeybus no Festival AVANCA’10

Quinta, 25 de Fevereiro 2010

Wim Vandekeybus, coreógrafo e realizador belga, cuja peça coreográfica “NiewZart” se encontra esta semana em digressão em Portugal, estará em Julho no “AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” para orientar um workshop onde se trabalhará o cinema e a dança.

Hoje, sendo o mais destacado nome da dança contemporânea europeia, após o recente desaparecimento da coreografa Pina Bausch, Vandekeybus é autor de uma obra cinematográfica muito particular. “The Last Words” foi premiado no AVANCA’99 e o filme seguinte “Inasmuch” esteve na selecção oficial do AVANCA 2000. “Blush” foi exibido no Festival de Cinema de Cannes 2005 e para este ano, Vandekeybus prepara um novo filme, para o qual está a proceder ao casting final, convidando famílias inteiras para participar neste novo trabalho.

Tanto no cinema como na dança, a obra de Wim Vandekeubus desenvolve-se no seio das paixões humanas, no caos, evocando poderosamente o corpo para criar movimentos que hoje marcam na quase totalidade a sua obra: violento, enérgico, poderoso e sensual.

Sendo esta a primeira vez que Vandekeybus irá trabalhar em workshop a realização e a coreografia, o atelier que irá acontecer no AVANCA será também uma estreia, em que nos 14 anos do festival, a dança e o cinema se encontram.

Diz Wim Vandekeybus: "O cinema quer dizer algo com o movimento, e a dança, também. O cinema é um pouco mais livre no seu modo de dizer, e isso me intriga. Continuo apaixonado pela diferença entre as duas linguagens e acho que o cinema me ajuda a ver que a minha dança não é exactamente o que se chama de 'dança contemporânea', pois talvez seja mais como o movimento num espaço cinematográfico".

A sua ligação com o cinema premeia a sua produção em dança. Desde Roseland (1990), que dirigiu com Walter Verdin e Octavio Iturbe, duplamente premiado (Dance Screen Award 1991 e Prague D'Or), nunca mais parou de fazer filmes e estes de serem premiados. Dos 14 filmes, todos relacionados com as suas danças produzidas, nove são sobre os espectáculos e os restantes cinco para fazer parte deles.

O “AVANCA’10 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que este ano comemora a sua 14ª edição, irá acontecer como habitualmente na última semana de Julho.

Com uma forte participação internacional, este evento é marcado por um espaço de workshops internacionais dirigidos por grandes nomes da cinematografia mundial.

O AVANCA’10 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.