Curso de Iniciação ao Birdwatching

10 e 11 de Abril

segunda, 01 de março 2010

No fim-de-semana de 10 e 11 de Abril, o BioRia promove um Curso de Iniciação ao Birdwatching. A Birds & Nature Tours organiza, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), um curso destinado a interessados com pouca ou nenhuma experiência (nível iniciados).

A parte prática decorrerá nos Percursos do BioRia e nas Salinas de Aveiro e a parte teórica no Centro de Interpretação Ambiental em Salreu. A carga horária é de 16 horas. Com o objectivo de obter um elevado nível de aprendizagem e de participação, os cursos são limitados a 20 participantes.

Local: Centro de Interpretação Ambiental de Salreu / Percurso BioRia e Salinas de Aveiro
Formador: João Jara
Carga horária: 16 horas (10 horas parte prática / 6 horas parte teórica)
Inscrições: email
booking@birds.pt | tel 913 299 990
Programa:
http://www.birds.pt/pdfs/curso_ini_salreu_10_e_11_abril_2010.pdf


10 Abril

08h30 Encontro no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu [Breve enquadramento das actividades a desenvolver; Regras gerais de observação; Material de observação]
09h30 Saída para a parte prática [Local a visitar: Percurso BioRia]
12h30 Almoço
14h00 Continuação da parte prática [Local a visitar: Percurso BioRia]
15h30 Parte teórica [Locais e periodos de observação; Fenologia das Espécies; Migrações; O que é uma Ave; Topografia de uma Ave; Plumagem e Padrões de Muda; Critérios de identificação]
16h45 Intervalo
17h00 Principais espécies [Aves aquáticas, Rapinas, Passeriformes]
18h15 Final

11 Abril

08h30 Encontro no Centro de Interpretação Ambiental de Salreu [a partir deste local, um autocarro do Município de Estarreja transportará os participantes para o local da parte prática. Local a visitar: Salinas de Aveiro]
12h30 Almoço
14h00 Continuação da parte prática [Local a visitar: Salinas de Aveiro]
15h30 Parte teórica [Principais espécies: Patos, Limícolas e Gaivotas]
16h45 Intervalo
17h00 Revisão e identificação das espécies observadas
18h15 Final

Indicações
* Para chegar ao Centro de Interpretação Ambiental de Salreu: seguindo a Estrada Nacional 109 que atravessa o Concelho de Estarreja e a freguesia de Salreu, seguir as indicações “Percurso de Salreu - BioRia” (coordenadas GPS: 40°43'56"N, 8°34'4"W).


Cursos de Birdwatching

A Birds & Nature organiza cursos de birdwatching. Estes cursos destinam-se a interessados com diferentes níveis de experiência e de interesses e incluem temas como a iniciação ao birdwatching, a identificação de grupos específicos de aves, a identificação de aves de determinadas áreas geográficas e assuntos como a fotografia ou a ilustração de aves.

Relativamente a este programa de cursos, a Birds & Nature estabeleceu um contrato de parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), entidade pública que tutela as áreas protegidas de Portugal. Ao abrigo deste acordo, o ICNB co-organiza e divulga os cursos de birdwatching da Birds & Nature, reconhecendo assim o interesse deste programa como forma de dar a conhecer o património natural das áreas protegidas portuguesas.

Os cursos compreendem uma parte prática e uma parte teórica; esta última, no entanto, incide essencialmente em aspectos como o trabalho de identificação com fotografias e o treino de audição de cantos e vocalizações. Cada curso tem geralmente uma duração de 2 dias, decorrendo habitualmente durante um fim-de-semana.

Este curso de birdwatchig é a segunda edição e  uma aposta forte do BioRia dado o potencial que a região onde os percursos estão inseridos.

No próximo fim de semana o BioRia vai estar representado através da Região de  Turismo do Centro na “Extremadura Birdwatching Fair”- Feira Internacional de Turismo ornitológico de 26 a 28 de Fervereiro.