Projecto Tampinhas: material técnico para 4 instituições

segunda, 01 de março 2010

A Câmara Municipal de Estarreja entregou, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um conjunto de ajudas técnicas a várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)  e conseguidas através da iniciativa Tampinhas. O Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, considera que esta é uma «solução que de tão simples quase nos desarma a todos» e que esta recolha traduzida em material de apoio técnico representa um enorme gesto de generosidade de todos quantos anonimamente contribuíram para a sua concretização.

A iniciativa Tampinhas, no âmbito da Rede Social de Estarreja, tem como objectivo a promoção da educação para a cidadania ao nível da solidariedade social e da protecção ambiental. Depois de recolhidas, as tampinhas de plástico foram convertidas em ajudas técnicas destinadas às IPSS.

Para a vereadora do Pelouro da Acção Social, Rosa Simão, é de salientar a harmonia entre a acção social e a acção ambiental na medida em que é da recolha de material reciclável que se consegue o material técnico de apoio.

Esta segunda campanha decorreu ao longo de 2009 e voltou a contar com a parceria da ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA. Foram recolhidas 5 toneladas de tampinhas num só ano tendo sido possível angariar um valor de 3 mil euros.

As ajudas técnicas constituídas por uma cadeira de rodas de verticalização eléctrica entregue ao Centro Paroquial de Sta Marinha de Avanca, e material diverso constituído por andarilhos com rodas, cadeiras de rodas manuais, cadeiras sanitárias e de banho com rodas, tábuas de transferência e colchões anti-escaras a três instituições: Associação da Quinta do Resende, Sta Casa da Misericórdia Estarreja e CERCI, esta última como reconhecimento da articulação estreita que tem mantido com o projecto.

A ERSUC vai continuar a apoiar este tipo de iniciativas sendo que a partir deste ano a recolha se estende não só às tampinhas mas também ao vasilhame.