Cidade palco do 25º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja

terça, 02 de março 2010

A cidade de Estarreja foi  palco de mais uma edição, a 25ª, do Grande Prémio de Atletismo de Estarreja. O CRE – Centro Recreativo de Estarreja, que este ano completa o seu primeiro centenário, organizou a prova, com o apoio oficial da Câmara Municipal e que contou com a participação de mais de mil atletas, um numero record de inscrições,  850 nas provas de corrida e 250 na caminhada, que não se deixaram intimidar pela chuva.

A competição abrangeu os escalões infantis, iniciados, benjamins, juvenis, juniores, seniores e veteranos. Realizaram-se 11 provas, entre as quais a Maratona dos 10 km e a Caminhada com uma distância de 8 km destinada a todas as idades. A prova rainha do evento é a maratona dos 10 km que levou centenas de atletas a correr nas ruas da cidade, e contou com nomes de topo do panorama nacional.

Carla Matinho da ADERCUS ganhou a competição, tendo Doroteia Peixoto da SPORTZONE cortado a meta em segundo lugar e Helena Sampaio do GRECAS em terceiro.

No sector masculino Jorge pinto da Juventude Unida de Fornos foi o grande vencedor ficando o segundo lugar entregue a Hélder Santos e o terceiro a Leonel Fernandes.

Os dois primeiros classificados levaram como prémio para além da medalha 600 euros, num total de 17 000 euros de prémios. Todos os atletas chegados à meta receberam prémios de presença tendo sido atribuídos Troféus para os primeiros lugares das classificações individuais e colectivas.

Aurora Cunha à semelhança dos anos anteriores contribuiu com a sua presença para o abrilhantar de uma prova de atletismo com nome já firmado nos circuitos de competição.

De referir que Estarreja é uma terra com fortes tradições no atletismo que já formou campeões nacionais. Este evento, um dos mais importantes do distrito, pretende dinamizar a modalidade em Estarreja tendo a  Avenida 25 de Abril voltado a ser o ponto de partida das várias provas.

Com o patrocínio oficial da Sinuta a prova rege-se pelo Regulamento Geral de Competições da Federação Portuguesa de Atletismo sendo a distâncias certificadas pela CNEC.