Inundações na EN 224-2 em Avanca: Câmara pede resolução à EP

quinta, 04 de março 2010

A Câmara Municipal de Estarreja reclama a resolução do problema das inundações na EN 224-2, via nacional com cerca de 7 km que no concelho liga as freguesias de Avanca e Pardilhó. O problema repete-se todos os Invernos na zona de Moinhos do Carvalhal (Fontela) e a autarquia pretende que a Estradas de Portugal (EP) resolva a questão antes da construção da variante de ligação da intermunicipal de Ovar à variante poente do Eco-Parque Empresarial, que se prevê terminar em 2012.

A solicitação da autarquia para resolução imediata do problema das inundações foi apresentada numa reunião com a EP. Independentemente da execução até 2012 da variante de ligação da intermunicipal de Ovar à variante poente do Eco-Parque Empresarial de Estarreja, numa extensão de cerca de 7 kms 1,4 km e já contratualizada, importa proceder a acções que resolvam a curto prazo a situação que todos os Invernos ocorre com inundação da via.

Foi solicitado à EP uma intervenção de limpeza profunda das linhas de água contíguas ou, em alternativa, a elevação da rasante à via, salvaguardando-se as necessárias passagens hidráulicas, no sentido de ultrapassar durante o lapso de tempo de 2 anos o problema que há tanto tempo se arrasta.

Neste encontro de trabalho com a EP, foi ainda solicitada a pavimentação desde o cruzamento com a EN 109 até à rotunda de ligação à Nestlé.

Municipalização da EN224-2 em estudo

Pela EP foi manifestada a disponibilidade de transferência da via para a esfera de competência do município, através de um protocolo semelhante ao efectuada para o caso da EN 1-12, salvaguardando a verba para reabilitação prévia e completa da via  com a efectivação da transferência