Projecto Limpar Portugal: 150 Voluntários inscritos em Estarreja

71 lixeiras identificadas na floresta concelhia

O Projecto Limpar Portugal é um movimento cívico altruísta, suportado e estruturado integralmente em voluntariado, cujo objectivo é promover a educação ambiental através da iniciativa que pretende limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março.

sexta, 12 de março 2010

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado. Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com dezenas de milhares de voluntários registados.
www.limparportugal.org

A actividade prioritária deste movimento é conseguir uma mobilização extensiva de voluntários para se proceder à limpeza.

O grupo do concelho de Estarreja encontra-se neste momento com perto de 150 voluntários, que no dia 20 de Março, sábado, irão pôr mãos à obra e limpar 71 lixeiras identificadas em 6 freguesias (no próximo sábado, o grupo irá identificar as lixeiras da freguesia de Beduído).

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

A Câmara Municipal de Estarreja colabora na acção, nomeadamente através da cedência de serviços e equipamentos, que ficarão definidos num protocolo de parceria.

Em termos concelhios, o projecto está a receber apoios de várias entidades, nomeadamente das 7 Juntas de Freguesias, de comerciantes, agrupamentos de escuteiros, associações e grupos desportivos do concelho.

Os interessados em fazer parte deste movimento poderão fazer a sua inscrição online no site http://limparportugal.ning.com/ ou pessoalmente nas Juntas de freguesia.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"