Pista de Atletismo Elói de Almeida: Mais de 6 centenas utilizações num ano

sexta, 19 de março 2010

650 utilizações durante o primeiro ano de funcionamento da Pista de Atletismo Elói de Almeida. Inaugurado no dia 1 de Fevereiro de 2009, o equipamento desportivo, localizado no Parque Municipal do Antuã, no centro da cidade, regista uma dinâmica muito positiva. Equipada para a prática de todas as disciplinas técnicas do atletismo, com excepção dos lançamentos longos, a pista tem sido procurada por diversas associações e clubes que procuram um espaço próprio de treino e para realização de competições.

Prestar serviços desportivos relacionados com a modalidade às escolas, associações e clubes do concelho, à população em geral, bem como a outros organismos e colectividades é a função da Câmara Municipal, que cede as instalações de acordo com um regulamento próprio.

Ao longo do primeiro ano de funcionamento utilizaram a nova pista o Clube de Atletismo de Albergaria-a-Velha “Campinho”, o Clube de Campismo de São João da Madeira, a Associação Atletismo de Aveiro, o Grupo Cultural e Recreativo de Estarreja, o Grupo Cultural e Recreativo Santo António de Vagos, a equipa patrocinada pela empresa "J. Cruz", a Escola Secundária de Estarreja e particulares.

O “Projecto Mega”, inserido no calendário do Desporto Escolar da Escola Secundária de Estarreja, foi um dos eventos marcantes que teve lugar na Pista Elói de Almeida e onde participaram cerca de 100 estudantes.

Torneio do Antuã este sábado

Já este mês, a estrutura vai ser o palco do Torneio do Antuã, no dia 20 de Março, a partir das 15h. A Associação de Atletismo de Aveiro (AAA), em colaboração com a Câmara Municipal, promove a competição destinada a atletas Benjamins e Infantis, com provas extra para atletas dos escalões de Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores, masculinos e femininos, filiados na AAA.

Espaço de treino era inexistente

Os atletas da modalidade reclamaram durante anos a criação de um local próprio para a prática desportiva de atletismo. A Câmara Municipal avançou para a implementação da pista, numa zona central, bem localizada e com um conjunto de equipamentos complementares que a valorizam, nomeadamente o Parque do Antuã, o Pavilhão Municipal ou a Piscina Maria de Lurdes Breu.

Ao dar o nome de Elói Almeida à única Pista de Atletismo do concelho, a Câmara Municipal distingue o treinador que iniciou a carreira em 1970 no CDE – Clube Desportivo de Estarreja e formou vários campeões nacionais, como Glória Marques, Cristina Morujão e Bárbara Nunes.

A Pista de Atletismo é constituída por:

a) Seis pistas com 91m de comprimento, preparadas para provas oficiais de 60m;
b) Uma pista para salto em comprimento e triplo salto com dois sentidos de corrida;
c) Um espaço para salto em altura.

REGULAMENTO GERAL DA PISTA DE ATLETISMO DO MUNICIPIO DE ESTARREJA ELÓI DE ALMEIDA