Comemoração do Dia Mundial da Floresta no Eco-Parque Empresarial

segunda, 22 de março 2010

A Câmara Municipal de Estarreja comemorou o Dia Mundial da Floresta com a actividade pedagógica intitulada “Guardiães da Floresta”, procedendo-se à plantação de mais 450 pinheiros mansos, totalizando 2050 árvores desta espécie no Eco-Parque.

A iniciativa decorreu  no Eco-Parque Empresarial de Estarreja e contou com a presença dos autores da arborização que decorreu no ano anterior. “Vamos CUIDAR da NOSSA arborização e ver o que CRESCEU” foi o convite lançado pela autarquia aos alunos, para que sejam verdadeiros “Guardiões da Floresta”.

A acção consistiu no acompanhamento da plantação efectuada no ano anterior, onde 300 crianças plantaram 200 Pinheiros Mansos, e teve como objectivo sensibilizar as crianças e jovens participantes para as questões ambientais e para a preservação da floresta e das árvores, recorrendo a actividades lúdicas/pedagógicas. As actividades  prendem-se com as necessidades fisiológicas básicas das plantas: alimento, água, infestantes, retancha.

Integrada no Projecto de Arborização dos espaços verdes do Eco-Parque, a acção pretende igualmente dar visibilidade a um trabalho mais vasto de limpeza e reflorestação desenvolvido no parque empresarial gerido pela Câmara Municipal.

A acção foi dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal da Autarquia e Sector de Educação Ambiental envolvendo ainda uma parceria com Associação Florestal Entre Douro e Vouga (AFEDV), que no mesmo dia deu continuidade à arborização do local com a plantação de 450 pinheiros.