I Jornadas de História e Património do Concelho de Estarreja

sexta, 16 de abril 2010

Até ao final do dia decorrem as primeiras Jornadas de História e Património do Concelho de Estarreja, no Auditório da Biblioteca Municipal, com o objectivo de sensibilizar para a riqueza patrimonial do Concelho de Estarreja, nas suas múltiplas vertentes, bem como para a sua preservação.

Na abertura o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, espera que estas sejam as primeiras de muitas jornadas em nome da preservação das memórias colectivas. A cada vez mais difícil afirmação dos nossos valores culturais no contexto da globalização tem de ser combatida e estas jornadas podem dar esse sinal de futuro, sendo um evento com grande importância para as gerações futuras.

"O Património Cinéfilo do Concelho de Estarreja" foi o primeiro tema da mesa com António Costa Valente, presidente do Cine-Clube de Avanca. Seguiu-se uma análise tipológica e inonográfica dos Sacrários das Igrejas Paroquiais do Concelho de Estarreja, por Maria Clara Vide. Coube ao jovem estarrejense Marco Pereira apresentar a História e o Património Edificado de Salreu.

Os trabalhos durante a manhã terminaram com uma prova da broa de Avanca. Nestas jornadas ficou o testemunho de José Artur Pinho, da Confraria da Broa de Avanca, sobre o "Pão de Milho – Património Gastronómico".

Durante a tarde decorrem as seguintes intervenções:

2ª Sessão [Moderador: Delfim Bismarck Ferreira]

15h00 O Castro de Salreu e o Património Arqueológico de Estarreja – contributo para um programa de estudo integrado
António Manuel Silva e Gabriel Pereira

15h30 O Património da Construção Naval no Concelho de Estarreja - memória e identidade
António Vítor Carvalho

16h00 Arquivo Municipal: espaço de memória e conhecimento
Norvinda Leite

16h30 Debate

17h00 Encerramento pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria

[Entradas livres]