Cine-Clube de Avanca mostra filmes no 8º Festival Humberto Solas em Cuba

quarta, 21 de abril 2010

A convite da organização do “8vo Festival Internacional del Cine Pobre Humberto Solás”, o Cine-Clube de Avanca irá exibir até 25 de Abril, 5 filmes em mostra integrada na programação deste festival.

Uma semana após ter exibido 25 filmes na “Muestra de Cine Contemporâneo Português” que decorreu no MAPRE – Museu de Arte de Pinar del Rio, numa organização da Embaixada de Portugal em Havana, o Cine-Clube de Avanca mostra cinco novos filmes no outro extremo do território Cubano.

Localizado na cidade de Gibara, província de Holguín, o Festival de Cine Pobre é uma homenagem a um dos maiores cineastas do cinema cubano, Humberto Solas, reunindo sinergias em volta da produção do novo cinema latino-americano e fazendo a ponte com o cinema europeu.

Conhecido pelo apoio aos novos cineastas e pela ajuda à produção do cinema independente, este festival tem contado, entre outros, com o apoio da ONGD portuguesa OIKOS, tendo sido a plataforma de uma nova geração de cineastas do continente americano do centro e sul.

A mostra do Cine-Clube de Avanca é constituída pelo filme “Baby love” que Miguel Estima realizou durante os workshops do Festival de Cinema AVANCA’07, pelos filmes de animação “Café” de Alex Gozblau e João Fazenda, “O Acidente” de André Marques e Carlos Silva, a ficção “Desta água…” de Luís Diogo e a longa-metragem documental “Grandes Esperanças” de Miguel Marques.

Esta é a terceira vez que o Cine-Clube de Avanca exibe filmes em Cuba, depois de ter participado no emblemático “Festival Internacional de Cinema de Havana”, com a longa-metragem de animação “Até ao Tecto do Mundo” de Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.