Anilhagem científica em Salreu marca 35 aves selvagens

sexta, 23 de abril 2010

Inserida no 1º aniversário do CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, decorreu no passado dia 17 de Abril, sábado, a sessão especial de Anilhagem Científica de Aves Selvagens, organizada pela ecoinside® em parceria com a APAA (Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves), integrada na Bolsa de Voluntariado do Projecto BioRia, financiada pelo PACOPAR.

A sessão, integrada no projecto PEEC – Projecto de Estações de Esforço Constante do ICNB, tutelado actualmente pela APAA, contou com a presença de 5 anilhadores e foi frequentada por 12 pessoas, tendo sido composta por uma breve introdução teórica no CIA de Salreu, onde se procedeu a uma explicação técnica da anilhagem, seus objectivos e mais-valias, seguida pela observação in loco da actividade no terreno, por parte dos voluntários participantes.

Procurou-se acima de tudo contribuir para a divulgação das técnicas envolvidas na captura e marcação de aves, bem como, sensibilizar para a importância desta actividade para a determinação de rotas migratórias, locais de paragem, parâmetros fisiológicos das aves, etc.

No decorrer desta actividade foram capturadas um total de 35 aves, sendo que uma delas se tratou de uma recaptura de uma ave que possuía uma anilha francesa sendo assim uma recaptura (controlo) de origem francesa.

Foram capturadas e anilhadas as seguintes espécies:

Espécie e Nº indivíduos
Acrocephalus scirpaceus 8
Acrocephalus schoenobaenus 13
Sylvia borin 6
Sylvia atricapilla 1
Cettia cetti 1
Phylloscopus ibericus 1
Locustella luscinioides 2
Cisticola juncidis 1

Mais de 200 visitantes nos Percursos BioRia

Ao longo do fim-de-semana, em que se comemorou o 1º aniversário do CIA, cerca de 200 visitantes passaram pelos Percursos Naturais do BioRia, apesar do estado do tempo não ter sido muito convidativo, principalmente no domingo.

Destaca-se a presença de um grupo do FAPAS – Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens – Porto, entre eles o responsável pela obra “Aves de Portugal e Europa”, Paulo Santos.

Também no último fim-de-semana, 42 professores vieram de Rio Tinto para conhecer a beleza natural do Baixo Vouga Lagunar e grupos organizados da Universidade do Porto conheceram no terreno a biodiversidade local.