Ano Internacional da Biodiversidade

terça, 27 de abril 2010

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2010 Ano Internacional da Biodiversidade. Com esta declaração a ONU pretende alertar a população para o papel vital que a biodiversidade desempenha no bem-estar humano e na manutenção do planeta.

Em virtude de todos sermos responsáveis pela perda e pela manutenção da biodiversidade, a qual se esta a processar a um ritmo insustentável para o Planeta, parece-nos que também todos devemos assumir a responsabilidade pela evolução negativa da biodiversidade, promovendo e desenvolvendo esforços para travar a perda de biodiversidade, num processo onde o conhecimento sobre esta realidade, igualmente, se generalizará à sociedade.

Neste âmbito surgiu o projecto “BioDiveristy4All” (Biodiversidade para todos) cujo objectivo é criar uma base de dados dinâmica e nacional online sobre a biodiversidade que existe em Portugal. Esta base de dados resultará da participação activa da sociedade civil e da comunidade científica, na sequência dos registos feitos em www.biodiversity4all.org , de plantas, animais e fungos, após a respectiva observação num determinado local.

O projecto lança o convite aos cidadãos para que participem activamente na criação da base de dados da biodiversidade portuguesa.