AdRA – Águas da Região de Aveiro inicia funções

segunda, 03 de maio 2010

A AdRA – Águas da Região de Aveiro, nova entidade gestora do serviço de águas da região, foi apresentada publicamente, esta segunda-feira. Na sessão participaram Sérgio Hora Lopes, presidente do Conselho de Administração da AdRA, Pedro Serra, presidente da Águas de Portugal, e Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – e Baixo Vouga.

A AdRA já está a garantir, desde o dia 1 de Maio, o serviço de abastecimento e saneamento de águas, nos nove concelhos que já aderiram na região: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

O atendimento, nesta fase de transição, decorre no GAME – Gabinete de Atendimento do Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho, fixando-se posteriormente na nova Loja AdRA, em frente ao Cine-Teatro.

O número para avarias é o Nº Verde 800 201 202, sendo que o Centro Operacional Norte fica situado em Estarreja, servindo também a Murtosa e S. Jacinto (Aveiro).

A AdRA surge na sequência do primeiro contrato de parceria pública, em Portugal, para a gestão integrada dos serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais urbanas – celebrado a 29 de Julho de 2009, entre o Estado Português e nove municípios da região, que são accionistas, a par da AdP – Águas de Portugal. Em Março, o município de Ovar solicitou também a integração na parceria e a sua adesão plena deverá será feita ainda no primeiro semestre deste ano.