Ampliação da EBI de Pardilhó

1º Ciclo terá nova escola no próximo ano lectivo

quinta, 06 de maio 2010

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acompanhado pelo vereador da Educação, João Alegria, visitou as obras em curso de ampliação da Escola Básica Integrada (EBI) de Pardilhó. De acordo com o planeado, as obras de ampliação e requalificação dos espaços destinados ao 1º ciclo estarão terminadas a tempo do próximo ano lectivo.

A empreitada foi adjudicada em Fevereiro de 2009 à firma “Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos, Lda.”, de Anadia, pelo valor de 894 761,07 €, acrescido de IVA (5%).

A intervenção tem a finalidade de adequar os espaços para o 1º ciclo, que funcionava em instalações mais antigas, dando condições para que se concretize a Escola a tempo inteiro. A obra visa a ampliação e requalificação de espaços escolares, que se encontravam degradados, aumentando de 8 para 11 as salas destinadas ao 1º ciclo.

Em paralelo construir-se-á um espaço polivalente e respectivos espaços de apoio (wc’s, salas de apoio para pessoal docente e não docente, gabinetes de trabalho e atendimento aos encarregados de educação). A ligação coberta à cantina é outra das melhorias no espaço escolar. Pretende-se atingir uma maior eficiência na racionalização de recursos e funcionamento e promover a maior articulação física e pedagógica do 1º ciclo com os 2º e 3º ciclos.

O centro escolar de Pardilhó é o primeiro do Concelho que tem funcionado no modelo de Escola Básica Integrada, com todas as vantagens pedagógicas e de gestão.

Requalificação em curso

Em linha com a Carta Educativa, foram aprovadas, em Outubro de 2008, 3 candidaturas do Município ao QREN, no domínio da “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar” integrado no Eixo Prioritário III “Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-regionais” do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013. Este Programa visa a requalificação e modernização do Parque Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar.

As 3 candidaturas apresentadas pela Câmara de Estarreja – ampliação da EBI Pardilhó, ampliação da Escola Padre Donaciano e construção da Escola Sul/Salreu – foram aprovadas com taxas de comparticipação de 70%, num investimento total elegível de 3.412.392 €. A comparticipação por parte da autarquia será de 1.023. 718 €.

A opção de constituição de agrupamentos escolares que agreguem no mesmo espaço físico os ciclos de ensino do pré-escolar ao 3º ciclo, criando as Escolas Básicas Integradas com Jardim-de-infância, é um desígnio assumido na reorganização do parque escolar concelhio.