Deputados reconhecem potencial turístico do BioRia

quinta, 06 de maio 2010

A convite da Entidade Regional de Turismo do Centro, o grupo de Turismo da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia fez um périplo pela região  nos dias 1, 2 e 3 de Maio que incluiu uma visita a Estarreja, nomeadamente ao projecto BioRia, no Baixo Vouga Lagunar.

De uma forma geral foi notória a satisfação dos deputados pela aposta da Câmara Municipal de Estarreja na valorização de uma área natural com enorme potencial, que agora tem excelentes condições para ser visitada e explorada de uma forma sustentável. O carácter diferenciador desta oferta no âmbito de toda a Região Centro foi destacado pelo Presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.

O grupo de Deputados da Assembleia da República foi recebido, no sábado à tarde, pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e pelo vice-presidente da autarquia, Abílio Silveira, no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), em Salreu, onde visualizou um resumo do "Discretas Afinidades", documentário sobre o Projecto BioRia.

Na recepção, José Eduardo de Matos fez um enquadramento à implementação do projecto, vantagens para o concelho e sua potencialidade no turismo de natureza. Chamou também a atenção para a necessidade do projecto agrícola do Baixo Vouga e realçou que só com a mão do homem é que a Barra da Ria de Aveiro foi aberta ou existe toda esta rede única de canais e esteiros.

Na torre de observação, junto ao CIA, os deputados tiveram uma perspectiva geográfica da rede de percursos pedestres do BioRia. O grupo fez uma visita ao troço inicial do Percurso de Salreu e em poucos metros foi possível observar algumas espécies de aves como a garça-vermelha (mascote do projecto BioRia), o maçarico-galego e a garça-real.

Abílio Silveira fez um balanço positivo ao encontro destacando que “os deputados ficaram impressionados com o que viram, por ser um local onde os animais abundam e já convivem naturalmente com o homem”. Exemplo disso mesmo foi o maçarico-galego que manteve a sua actividade sem se importar com a presença humana, deixando-se fotografar pelo visitante.

A aposta na observação de aves, o Birdwatching, foi também destacada pelos responsáveis autárquicos, tendo sido reconhecido por todos que esta modalidade em crescendo na Europa, com um público-alvo muito específico, possibilita atrair turistas para a região.

O BioRia recebe uma média semanal de 170 visitantes. Em 2009, o projecto recebeu só em visitas guiadas cerca de 1200 visitantes, representando um aumento de 50% em relação a 2008. Este ano o número será certamente superior pelo número de visitantes registado até à data.