Estarreja - La Riche, vinte anos de Geminação

quarta, 12 de maio 2010

O Município de la Riche organizou um programa de Comemorações no âmbito  do vigésimo aniversário da assinatura do Protocolo de Geminação com Estarreja, onde se destacaram várias Exposições, uma das quais de retrospectiva fotográfica, intitulada “ Jumelage La Riche - Estarreja  20 anos dejá ”, que retrata os primórdios em 1989 e o percurso até aos dias de hoje,  atravessando os mandatos autárquicos de Lurdes Breu e de Vladimiro Silva, com os inúmeros actores e actos desta relação luso - francesa, de todas as idades, lá e cá.

Os edis de Estarreja e La Riche sublinharam a importância da geminação na promoção e divulgação de valores e culturas diferentes dentro da Europa e a vontade de dar continuidade e reforçar o intercâmbio entre os dois municípios, sendo Alain Michel convidado a revisitar a nossa região em 2011. Presente naquela cidade contígua a Tours, entre 7 e 10 do corrente, esteve uma comitiva presidida pelo presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, do presidente da SEMA- Associação Comercial , do Vereador das Freguesias Diamantino Sabina e de um técnico da autarquia.

A presença de Estarreja era bem visível em toda a urbe, pois havia expostos 20 painéis com imagens de aspectos culturais ou paisagens, edifícios ou eventos, sempre com uma face para cada uma da localidades geminadas.  Outra exposição versava sobre a construção da União Europeia, cujo Dia da Europa se comemorou a 9 de Maio, com um espectáculo musical. Do programa constou ainda um contacto com o novo Clube de Empresários Portugueses em Tours.

Geminar com acção

Já em Fevereiro, em plena época de Carnaval, uma comitiva de La Riche tinha estado em Estarreja para mais uma jornada de Geminação. A delegação, composta por três Conselheiros Municipais, assistiu ao desfile e participou em animados convívios com representantes do Grupo de Cicloturismo de Avanca, Motoclube de Estarreja, Cine Clube de Avanca e A Par d’ilhós.

Previamente jovens das 2 Escolas Secundárias haviam trocado de país por uma semana, sendo acolhidos pelas famílias do outro lado, numa experiência muito enriquecedora e aprovada por todos os intervenientes. Duas dessas jovens deram esse testemunho pessoal, sendo unânime ser essa uma excelente forma de geminação para o futuro.

No âmbito das comemorações dos 20 anos de Geminação, destaca-se ainda em 2009 o 1º Encontro de Motos Solex (fabrico francês), promovido pelo Moto-Clube de Estarreja e apoiado pela Câmara, com o objectivo de promover e divulgar esse meio de transporte com mais de 60 anos de existência, no Parque Municipal do Antuã e que contou com a presença de elementos do Clube “Solex” de La Riche.

O que são as Geminações e para que servem?

"As geminações são o encontro de dois municípios que concordam em proclamar que se associam para agirem numa perspectiva europeia, confrontando os seus problemas e desenvolvendo entre eles laços de amizade cada vez mais estreitos".

Foi assim que Jean Bareth, um dos fundadores do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CMRE) definiu as geminações no pós Segunda Guerra Mundial. Fazendo-o, identificou os valores primeiros que as geminações encarnam: a amizade, a cooperação e a compreensão entre os povos da Europa.

As geminações são a expressão da unidade e da identidade europeias. Representam, sem qualquer dúvida, a forma mais visível de cooperação europeia. Não é comum encontrarmos à entrada de milhares de municípios e cidades as placas indicando "Geminado com"?

As geminações são, igualmente, flexíveis e polivalentes. Podem ser criadas entre aldeias, aglomerações, municípios, cidades, províncias, metrópoles... Podem cobrir um largo leque de actividades e fazerem intervir numerosos actores de duas ou mais comunidades.

Um bom partenariado de geminação pode proporcionar numerosos benefícios para a comunidade. Fomentando laços estreitos entre a população de diferentes regiões da Europa, as geminações permitem partilhar problemas, trocar opiniões e descobrir diferentes pontos de vista sobre uma questão de interesse comum.

Permitem, por exemplo, que jovens de diferentes origens se encontrem, se aprendam a conhecer e ganhem confiança mútua. Podem, ainda, contribuir para explicar a Europa, a sua razão de ser no mundo de hoje e no futuro.

Numerosos exemplos de boas - práticas demonstraram a utilidade das geminações, nomeadamente nos domínios como a arte e a cultura, a juventude, a cidadania, o desenvolvimento sustentável, os serviços públicos locais, o desenvolvimento económico e social, a inclusão social, a solidariedade.

Mais do que um simples partenariado para a concretização de um projecto de curto prazo, as geminações representam um compromisso de longo termo entre os parceiros. Transcendem as mudanças na vida política local e as dificuldades passageiras que podem afectar um ou outro parceiro. Permitem, ainda, um apoio mútuo em período de dificuldades, por exemplo aquando de uma catástrofe natural. Sendo um compromisso de longo prazo, a geminação deve ser regularmente redefinida, nomeadamente para assegurar a sua adequação às necessidades presentes, sua dinâmica e vitalidade.

As geminações requerem um duplo compromisso: das Autoridades Locais e, dos Cidadãos. Dito de outra forma, não existirá uma verdadeira geminação sem a participação activa dos Cidadãos. Este duplo compromisso necessita, as mais das vezes, da implementação de um comité de geminação, o qual desempenha o papel de interface entre os representantes locais e os cidadãos.

Para descobrir La Riche visite a página oficial da autarquia www.ville-lariche.fr