Restauro de retábulo de Gregório Lopes do séc. XVII

Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira

segunda, 17 de maio 2010

No Dia Internacional dos Museus, esta terça-feira, dia 18 de Maio, às 14h30, a Fundação Solheiro Madureira assinala o lançamento da conservação e restauro de um retábulo do século XVII da autoria de Gregório Lopes que pertence à colecção permanente da Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira, em Estarreja. Esta acção será efectuada pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e conta com o apoio do BES.

É uma obra da primeira metade do século XVI, que representa Santa Lúcia, saída das mãos de Gregório Lopes (1490-1550), um dos mais destacados pintores portugueses do Renascimento, que esteve ao serviço dos reis D. Manuel I, D. João III e D. Sebastião.

A intervenção estará a cargo de técnicos qualificados, coordenados por uma equipa técnica superior de restauro com elevada experiência profissional. Atendendo à excelência da peça em questão e à sua qualidade artística e patrimonial, o restauro será acompanhado por uma equipa técnica polivalente coordenada pelo Prof. Doutor Vítor Serrão.

Pretende-se a remoção de detritos depositados, a protecção da policromia, a estabilização dos estratos superficiais em destacamento, o tratamento do suporte, a limpeza e reintegração da camada cromática e a aplicação de uma fina película de verniz protector. A intervenção será efectuada nas Oficinas da FRESS – Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, em Lisboa, prevendo-se um prazo de três meses.

Os interessados ainda podem apreciar, durante esta semana, o retábulo em homenagem a Santa Lúcia, que se encontra em exposição na Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira, localizada na cidade de Estarreja. As visitas são gratuitas.

Durante todo o dia de amanhã, 18 de Maio, a Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira proporcionará visitas guiadas, associando-se também às comemorações do Dia Internacional dos Museus.


Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira
Rua Prof. Egas Moniz, 300
3860-387 Estarreja

Telefone: 234842241 | E-mail: info@fundacaomadureira.com | Website: www.fundacaomadureira.com

Horário: 9h30-12h30 / 14h-17h Segunda a sábado | Encerra ao domingo

Visitas gratuitas