IX Semana do Ambiente começa esta sexta-feira

Apresentação do Livro “Estarreja, Património Natural - BioRia"

sexta, 21 de maio 2010

A Câmara Municipal de Estarreja, através do projecto BioRia, publica o livro “Estarreja, Património Natural - BioRia”. Esta publicação tem a finalidade de divulgar a informação acerca do vasto património natural e dar a conhecer os habitats e a grande variedade de espécies que neles habitam, alertando para a importância da conservação da natureza.

A redescoberta das belezas naturais de Estarreja e a sua valorização é um marco importante para o Município. “Houve o cuidado de chamar a atenção para olharmos para um mundo que está tão próximo. Estarreja tem um património natural que nos orgulha”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, que garante trabalhar para continuar a aprofundar este caminho na divulgação da face natural do concelho de Estarreja.

Esta publicação tem o apoio do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável. “A publicação deste livro reúne não só os tesouros do património natural de Estarreja, como também a razão de ser do PACOPAR. Valorizar a nossa comunidade, pelo que de melhor tem, ajudando à preservação do ambiente, fazendo disso não só uma mais valia para a qualidade de vida e saúde dos estarrejenses, mas também um atractivo económico para a região”, Luís Ferreira, do Secretariado do PACOPAR e director da AIR LIQUIDE.

O PACOPAR encontrou no BioRia um eco dos seus anseios por isso o “apoio que concedemos à publicação deste livro é para nós um regozijo, por poder contribuir desta forma para a valorização desta terra, que dá sentido de existência ao PACOPAR”, remata o porta-voz do PACOPAR.

A sessão está agendada para esta sexta-feira, dia 21 de Maio, às 16h, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja, à qual se seguirá uma visita à Rede de Percursos Pedestres e ao Centro de Interpretação Ambiental de Salreu, marcada para as 18h. A apresentação do livro “Estarreja, Património Natural - BioRia” assinala o Dia Internacional da Biodiversidade e está inserida na IX Semana do Ambiente de Estarreja que decorre entre 21 e 30 de Maio.

Constituído em 2001, o PACOPAR foi considerado o melhor exemplo europeu na aplicação dos princípios de Actuação Responsável ao ganhar, no seu quinto ano de existência, o prémio europeu de actuação responsável do CEFIC. Podemos encontrar mais informações sobre este painel em www.pacopar.org

Website BIORIA www.bioria.com

Programa da IX Semana do Ambiente http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=semanaambiente