Rede Viária Municipal: Beneficiação das Ruas do Vale de Antuã e do Esteiro

quinta, 20 de maio 2010

Está em curso a beneficiação das ruas do Esteiro, na Freguesia de Beduído, e Vale de Antuã, na freguesia de Salreu. A empreitada esteve suspensa, tendo sido reiniciada no início deste mês. A melhoria da Rua do Esteiro, numa extensão de 650 metros, e da Rua Vale do Antuã, numa extensão de 850 metros, está a ser efectuada ao nível da pavimentação, demolição e reconstrução de muros e sinalização.

Via circular à cidade

A Rua do Vale do Antuã é estruturante, como circular à cidade, ganhando agora condições para se consolidar como meio viário alternativo. Por outro lado, criam-se também condições melhoradas para a circulação de peões e futuro acesso daí ao Parque Municipal do Antuã – com a ponte pedonal a construir no âmbito da Regeneração Urbana da Cidade de Estarreja, aprovada pelos fundos da União Europeia.

A ligação pedonal e ciclável sobre as margens do Rio Antuã entre o Parque Municipal e a Rua do Vale do Antuã será uma realidade através de uma ponte e de um passadiço, unindo a cidade de Estarreja à vila de Salreu, prevendo-se que na Primavera do próximo ano os estarrejenses possam usufruir deste equipamento.

No âmbito da empreitada em curso, nesta via já se procedeu à pavimentação, remodelou-se a placa orientadora de trânsito na inserção com a Rua da Agra, faltando agora a pintura de marcas rodoviárias.

Acesso alternativo à Estação da CP

Actualmente, a obra encontra-se em execução na Rua do Esteiro. Esta via, situada nas traseiras da Estação de Estarreja da Linha do Norte, é relevante pelo acesso melhorado e alternativo aos utentes da Estação, que viajam das freguesias a poente ou da Murtosa.

Noutra perspectiva, esta intervenção possibilita ainda condições de entrada mais atractivas ao Esteiro de Estarreja, cuja reabilitação a Câmara incluiu como primeira intervenção no âmbito do Polis da Ria de Aveiro. Do mesmo modo, para acesso ao Percurso do Antuã, integrado na rede do BioRia.

O investimento municipal nestas duas vias será superior a 90 mil euros. O prazo de execução da empreitada é de 60 dias.