O património natural de Estarreja em livro

segunda, 24 de maio 2010

Uma obra sobre o rico património natural do Município. O livro “Estarreja Património Natural – BioRia” foi apresentado na abertura da IX Semana do Ambiente . Uma edição do Município, patrocinada pelo PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa de Actuação Responsável, que revela os segredos naturais de Estarreja apresentando um total de 100 imagens de diversas espécies e habitats do concelho.

Obra trilingue (inglês, espanhol e português), com coordenação da equipa Ecoinside e com orientação técnica e científica de Rui Brito, é prefaciada por José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, e por Washington Dantas, ex-director da Dow Portugal. 13 Fotógrafos disponibilizaram de forma voluntária e totalmente gratuita as suas imagens, sem as quais não seria possível esta edição. O design é da responsabilidade de Bruno Azevedo e Ana Rita Silva, do Gabinete de Comunicação da autarquia.

“Foi um trabalho bastante moroso em que se conseguiu escolher 100 imagens entre milhares de fotografias. O resultado final é, na minha opinião, excelente”, afirmou o coordenador técnico e científico da obra, Rui Brito, salientando que este é um verdadeiro cartão de visita do concelho, principalmente para visitantes estrangeiros. Ao longo das 130 páginas, o leitor pode encontrar muitas das espécies e habitats que existem nos percursos naturais do BioRia.

Com um “sentimento de profundo orgulho”, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, lembrou que o BioRia é um produto único na região e Estarreja tem “um património fantástico”, ficando “este passo para a história e para a posteridade”. A congregação de boas vontades tem possibilitado que o projecto avance e a edição deste livro com o apoio do PACOPAR é um exemplo dessa união em torno desta causa ambiental e do “nosso desejo de desenvolvimento sustentável”.

O autarca não deixou de deixar críticas ao modelo de jurisdição destas áreas naturais, nomeadamente a “entidades a nível regional ou central” que apesar de terem as competências para intervir limitam-se a dizer não e nada fazem. Esse reparo foi deixado na recente reunião em Lisboa com “a Ministra do Ambiente numa reunião a propósito do Polis da Ria e de matérias conexas”. José Eduardo de Matos afirmou que “estamos cá nós. A autarquia faz mais do que a sua obrigação mas cabe-nos a responsabilidade de dinamizar este espaço”.

Aos olhos do representante do PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável, Luis Ferreira, este é um “momento de exaltação do património natural de Estarreja. Em boa hora, a Câmara Municipal se lembrou de perpetuar e criar mais um meio de levar para fora das portas do município, a riqueza e beleza da flora e fauna deste pedaço do Baixo Vouga Lagunar. Por isto, e por todo o percurso desenvolvido até aqui, o PACOPAR felicita o município”.

Em vésperas do Dia Internacional da Biodiversidade, Luís Ferreira, afirmou que o “BioRia é a prova de que aqui, a preservação já é tradição. Não é uma obrigação, mas sim uma vontade, que vem mostrar que a valorização ambiental pode andar de mãos dadas com o desenvolvimento económico. E mais! Com a promoção da saúde, incitando a população à prática de actividade física, a caminhar pelos cincos percursos pedestres já inaugurados”.

O lançamento da obra abriu a programação da IX Semana do Ambiente de Estarreja.