Exposição “A RIQUEZA MORA AQUI” sobre a Biodiversidade em Estarreja

quarta, 26 de maio 2010

Está patente ao público a Exposição da IX Semana do Ambiente de Estarreja, na Biblioteca Municipal. Sob o mote “A RIQUEZA MORA AQUI”, a mostra aborda a biodiversidade existente em Estarreja, sensibilizando para a variedade de espécies e ecossistemas que constituem a vida nas sete freguesias do concelho.

A finalidade desta mostra é alertar para a preservação dos habitats naturais, enquadrando-se na missão do Ano Internacional da Biodiversidade, que passa por travar a perda de biodiversidade na Europa e a recuperação dos habitats e sistemas naturais.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, presidiu à abertura da mostra, na passada segunda-feira, com a presença de alunos da Escola do Agro que vieram entregar ao autarca as suas cartas no âmbito da campanha “Carta Aberta”.

Esta foi uma acção desenvolvida nas escolas do 1º ciclo, em parceria com a SUMA, com o objectivo de chamar a atenção da população mais jovem para os seus direitos e deveres de Cidadania. A iniciativa chegou a mil alunos, desafiando-os a exprimirem as suas ideias e conselhos ambientais e de Cidadania.

A Câmara Municipal dinamiza, desde a 1ª edição em 2002, esta semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo, induzir o desenvolvimento de boas práticas ambientais e de uma consciência ambiental colectiva, estimular o contacto com a natureza e promover a valorização do património natural.

O evento reflecte ainda a importância que o Ambiente assumiu na lista das prioridades municipais, como pilar do Desenvolvimento Sustentável assumido pela autarquia.

Programa da IX Semana do Ambiente de Estarreja
http://www.cm-estarreja.pt/main/seccao.php?s=semanaambiente

Imagens do Evento
http://www.cm-estarreja.pt/main/galeria_fotos.php?gal=70