Câmara aprova projecto da Ponte pedonal sobre o Rio Antuã

Obra faz parte da Regeneração Urbana com investimento de 1,3 milhões €

quarta, 26 de maio 2010

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou o projecto de execução da “Ponte pedonal sobre o Rio Antuã e Passadiços de Acesso – Ligação do Parque Municipal do Antuã à Rua Vale do Antuã”. A deliberação foi tomada por maioria ontem em reunião extraordinária.

Esta obra vai estender o actual parque de lazer da Cidade à margem sul do rio, unindo a Cidade de Estarreja à Vila de Salreu, ampliando o perímetro do circuito pedonal e melhorando as condições para a prática desportiva e de lazer. A estimativa de custo global da empreitada é de 517.012,04 €. A ponte e acessos desenvolvem-se numa extensão de cerca de 150 metros.

Este projecto é uma peça do programa de Regeneração Urbana da Cidade, sendo que entre 70 candidaturas apresentadas, apenas 9 receberam luz verde.

O investimento global da Regeneração Urbana é de 1.340.413,98 € e é apoiado a 80% pelos fundos europeus.

“Estamos hoje a criar uma imagem de marca da Cidade-Município”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, resumindo a ideia âncora desta intervenção global, assente na valorização de áreas de excelência urbana, como a frente ribeirinha, permitindo uma qualificação do espaço público, a melhoria da mobilidade urbana, da qualidade ambiental e da vida das populações.

A Ponte sobre o Rio Antuã integra-se na Operação "Qualificação do Espaço Público e do Ambiente Urbano da Cidade de Estarreja" – Parcerias para a Regeneração Urbana (Operações individuais para aglomerados urbanos no âmbito da estratégia de Qualificação dos Pequenos Centros com potencial estruturante do Território Regional), que contempla 9 projectos, e cuja candidatura foi aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro – Mais Centro/QREN e cujo contrato de financiamento foi assinado em 28 de Maio de 2009.

A autarquia irá lançar o concurso público de execução da ponte pedonal, que terá o seu início na Primavera de 2011.

REGENERAÇÃO URBANA DE ESTARREJA | 9 PROJECTOS

1. QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO CENTRAL DA CIDADE
2. PONTE PEDONAL/CICLÁVEL DO PARQUE DO ANTUÃ
3. VIVER O PARQUE