FESTAS DE SANTO ANTÓNIO, DA CIDADE E DO MUNICÍPIO DE ESTARREJA 2010

4 ~ 13 Junho | Praça Francisco Barbosa

sexta, 04 de junho 2010

Estarreja em festa até 13 de Junho. Marco Paulo, um dos mais populares cantores portugueses, actua no palco dos festejos na sexta-feira, dia 11. A Praça Francisco Barbosa é o local central dos festejos populares. A entrada é livre.

Concertos, tasquinhas de gastronomia regional, mercado antigo, marchas populares, exposições, desporto, animação de rua, bandas filarmónicas, folclore, entre tantas outras iniciativas, animam a cidade em Junho, numa programação que contempla acções mais tradicionais e novas actividades.


PROGRAMA

Dia 4 | Sexta
10h30 I Encontro Regional de Danças Folclóricas [Org. CERCI de Estarreja]
Com a presença de quatro instituições, as CERCI’s de Estarreja, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e Águeda

20h00 Abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional
As colectividades locais mergulham no mundo da gastronomia regional para servir os pratos típicos nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de Junho. Os sabores da região – rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, regueifa doce, entre muitas outras iguarias… – para apreciar em Estarreja nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município!

21h30 Inauguração da Exposição “Luz de Água”, de António M. Silva
[Casa da Cultura | até 30 de Junho]

21h15 Desfile das Bandas Filarmónicas do Concelho de Estarreja
22h00 Concerto
23h30 Marcha Final
Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense. A BANDA VISCONDE DE SALREU foi fundada em 1925. Em 1865 nascia a “Sociedade Musical União Canelense” que depois se passou a chamar BANDA BINGRE CANELENSE. As três Bandas Filarmónicas do Município voltam a encontrar-se no mesmo palco das Festas de Santo António.

Dia 5 | Sábado 
Tasquinhas

14h00 Festa da Música Infantil
[Cine-Teatro de Estarreja]

20h00 Animação de rua GRUPO DE CAVAQUINHOS AIDOS – VELHOS

22h30 Concerto OQUESTRADA
Os Oquestrada, banda da Margem Sul, foram os criadores do conceito do fado dos subúrbios. Já levaram este conceito a países como França, Espanha, Sérvia e Macau. Formaram-se em 2002 e andaram em "tournée" pelo país entre romarias, salas de espectáculo e bailes de verão. Em 2009, sete anos depois, lançaram o primeiro álbum "Tascabeat", que foi muito aclamado pela crítica e pelo público. O projecto português vai actuar nas Festas de Estarreja.

Dia 6 | Domingo
Tasquinhas

[todo o dia] MERCADO ANTIGO
O Mercado fez parte das vivências da comunidade local ao longo de várias décadas. A réplica encenada revive um quotidiano que faz parte da memória colectiva. A decoração dos espaços e locais de venda de dezenas de feirantes, os produtos apresentados, os materiais utilizados e o traje adequado à época levam-nos a viajar no tempo até aos anos 20/40 do século XX.

11h30 Desfile Etnográfico
Com a participação de colectividades, feirantes e todos os populares que queiram participar. A Praça Francisco Barbosa é o palco de encenações que retratam o quotidiano das populações do início do século passado. Por iniciativa própria, os populares juntam-se a esta festa recordando figuras típicas do nosso Concelho. Serão atribuídos prémios para: Melhor Traje à Época, Melhor Local de Venda, Melhor Tasquinha e Melhor Encenação.

13h30 Animação de rua KOPINXAS

15h30 FESTIVAL DE FOLCLORE
Representantes do folclore concelhio sobem ao palco principal: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó e Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.

Dia 7 | Segunda
14h-16h Mostra d’ Artes
Ateliers interactivos com a participação de alunos da CERCIESTA [Tecelagem, Pintura em Azulejo e Confecção de Bonecas | Biblioteca Municipal | dias 7, 8 e 9 / 14h-16h]

Dia 9 | Quarta 
XI Convívio Motard [Org. Amigos Motards de Avanca | dias 9 e 10]

22h30 – 10h00 Biblioteca Fora D’ Horas
[Biblioteca Municipal]

22h30 Concerto RARE FOLK (Espanha)
[festim – festival internacional de músicas do mundo]

Dia 10 | Quinta
GARCI CUP 2010 Torneio de Andebol da Cidade de Estarreja [Pavilhões desportivos do concelho | 10 a 13 Junho]
Este evento é organizado pelo Arsenal de Canelas em parceria com o Estarreja Andebol Clube, estando garantida a participação de 672 atletas distribuídos pelos vários escalões de 23 Clubes, num total de 76 jogos. Além da competição desportiva, o evento pretende ser uma grande festa de convívio e confraternização.

Dia 11 | Sexta
Tasquinhas
20h00 Animação de rua FANFARRA KÁUSTICA
22h30 Concerto MARCO PAULO

Dia 12 |Sábado
Tasquinhas
21H30 Marchas de Santo António
As Marchas Populares de Santo António são outro dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja. O desfile contorna a Praça Francisco Barbosa.

Espectáculo Piro-Musical
24h00 Conjunto António Mafra e Grupo de Baile Amanhecer

Dia 13 | Domingo DIA DO MUNICÍPIO
Tasquinhas

20º Aniversário e 21º Convívio do Grupo de Cicloturismo de Avanca
[Org. Grupo Cicloturismo de Avanca]

III BIOMARATONA BTT “ROTA DOS ESTEIROS” E PASSEIO DE BICICLETA BIORIA
Numa organização do Trepa Coqueiro, o Passeio BICICLETA BIORIA e a BIO MARATONA BTT “ROTA DOS ESTEIROS” alia natureza, desporto e solidariedade. Parte das receitas realizadas serão destinadas à CERCIESTA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Estarreja. A descoberta da beleza natural da zona ribeirinha de Estarreja, dos trilhos junto aos Esteiros e margens do Rio Antuã, as Marinhas de Arroz e os percursos BIORIA, junto dos canais da Ria de Aveiro e no Baixo Vouga Lagunar. Mais informação: http://www.desportotrepa.com

14H00 Actuação do grupo “VENTOS DA RIA”

16h00 Cerimónia Litúrgica
17h00 Festa Religiosa e Procissão

18h30 Sessão Solene do DIA DO MUNICÍPIO [Paços do Concelho]
O Município atribui Medalhas de Mérito Municipal e presta homenagem aos Atletas do Concelho que se sagraram campeões nacionais e aos funcionários que em 2009 completaram 25 anos de Trabalho e Dedicação ao Serviço da Comunidade e também aqueles que passaram à situação de Aposentados.

 

Dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 JUNHO TASQUINHAS TÍPICAS DE GASTRONOMIA REGIONAL