Município de Estarreja promove “Compras Light”

Nova campanha de sensibilização com enfoque na redução da produção de resíduos

sexta, 28 de maio 2010

O Município de Estarreja, em parceria com a SUMA, promove “Compras Light” junto da população. Uma acção inserida na IX Semana do Ambiente que decorre até domingo, dia 30. A transmissão de dicas de consumo sustentável, que poupam a carteira e o Ambiente, é o principal objectivo desta campanha de sensibilização ambiental, cujo enfoque assenta na redução da produção de resíduos na origem pelos consumidores.

Vocacionada para uma grande abrangência de públicos-alvo – adultos, jovens e crianças – esta acção procura transmitir as melhores fórmulas para reduzir o desperdício e o dinheiro gasto nas compras, promovendo uma melhor economia doméstica, através da utilização de eco-códigos de consumo (produtos avulso ou frescos, em embalagem familiar, de recarga, simples ou retornável). Outras medidas de poupança são também abordadas no que toca aos recursos naturais – matérias-primas (deposição selectiva das embalagens inevitáveis para reciclagem, utilização de sacos de pano ou de palha para transportar as compras) e tempo, recomendando-se, entre outras regras, a utilização de espaços comerciais perto da residência e o recurso a listas de compras, para evitar a aquisição de produtos desnecessários ou obrigar a novas deslocações.

Compras com conta, peso e medida é, assim, o principal mote desta campanha, que alerta para o facto de muitas embalagens serem dispensáveis e tornarem os produtos mais caros para os consumidores, reforçando-se o facto dos produtos embalados incluírem no seu preço o custo da embalagem, que se paga, inevitavelmente, duas vezes: no acto da compra e quando se deposita no contentor do lixo para remoção.

A campanha decorre hoje na EB 2,3 de Avanca e amanhã na EB 2,3 Padre Donaciano, sendo distribuídos pelos docentes e discentes bolsas porta-moedas. A campanha será ainda realizada junto dos Centros de Dia, em data a agendar.